FICHA TÉCNICA DO RECURSO
Educação a Distância: A Realidade do atendimento do enfermeiro nas ações e planejamento de Saúde e ESF da Atenção Básica.
Acervo
(dc.type
)
Trabalho de conclusão de curso
Área temática
(dc.subject.classification
)
Atenção Primária / Saúde da Família
Autor
(dc.contributor.author
)
Rodrigues, Maria Cardoso
Data de aceitação
(dc.date.accepted
)
2012-04-28
Data de publicação no ARES
(dc.date.available
)
2018-12-04T13:07:57Z
Data de submissão ao ARES
(dc.date.accessioned
)
2018-12-04T13:07:57Z
Detentor(es) do direito autoral
(dc.rights.holder
)
Maria Cardoso Rodrigues
Endereço do recurso no repositório
(dc.identifier.uri
)
https://ares.unasus.gov.br/acervo/handle/ARES/11381
Extensão
(dc.format.extent
)
TCC
Idioma
(dc.language.iso
)
pt_BR
Instituição
(dc.mediator
)
Universidade Federal do Ceará (UFC)
Orientador
(dc.contributor.advisor
)
Fechine, Álvaro Diógenes Leite
País
(dc.location.country
)
BRA
Palavras-chave DECS
(dc.subject.decs
)
Atenção Primária à Saúde
Capacitação em Serviço
Saúde da Família
Regime de direitos autorais
(dc.rights.type
)
Termo de Cessão UNA-SUS
Resumo
(dc.description.abstract
)
A Estratégia de Saúde da Família (ESF) surgiu como proposta de reorientação da Atenção Primária e de implementação de um novo modelo assistencial, atuando de acordo com os princípios do SUS. Diante da responsabilidade atribuída à ESF, no acompanhamento integral e contínuo do indivíduo, família e coletividade, surge a necessidade de estabelecer um processo de aperfeiçoamento profissional a todos os membros da equipe, uma vez que os profissionais que atuam nesse setor devem estar aptos para planejar, coordenar, organizar, executar e avaliar as ações desenvolvidas no nível da atenção primária, a fim de atender as reais necessidades da população. Dessa forma, o presente estudo pretende apresentar o relato das experiências de aprendizagem de uma enfermeira, construído ao longo do Curso de Especialização em Saúde da Família da Universidade Aberta do SUS (UNA-SUS) em parceria com o Núcleo de Tecnologias em Educação a Distância em Saúde (NUTEDS) como ferramenta para melhoria da qualidade de atenção na Estratégia Saúde da Família. O curso foi desenvolvido na modalidade semi-presencial, com encontros e atividades previstas. Para
implementação dessa proposta de ensino utilizou-se o Ambiente Virtual de Aprendizagem Moodle. Os conteúdos foram sistematizados em 11 módulos de aprendizagem que seguiram uma abordagem problematizadora da realidade. Os resultados e discussão do trabalho foram apresentados a partir do agrupamento dos portfólios das disciplinas elaborados no decorrer do curso. Ao fim desse curso, posso afirmar que estou mais apta a trabalhar juntamente com o indivíduo, família e coletividade na atenção primária e, espero que a população seja favorecida com a melhoria na qualidade da atenção em saúde.
Termos de uso
(dc.rights.license
)
https://ares.unasus.gov.br/acervo/static/files/Termos%20de%20uso%20do%20ARES.pdf
Tipo de recurso
(unasus.learningResourceType
)
Trabalho de conclusão de curso
Título
(dc.title
)
Educação a Distância: A Realidade do atendimento do enfermeiro nas ações e planejamento de Saúde e ESF da Atenção Básica.
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