FICHA TÉCNICA DO RECURSO

O Processo de Educação Permanente: Ferramenta da Assistência em Saúde da Família.
Desde sua criação na Constituição Federal de 1988, o SUS – Sistema Único de Saúde enfrenta desafios na sua implantação e, por conseguinte, no seu fortalecimento enquanto política de acesso universal à saúde. Para assegurar o cumprimento de seus princípios e para organização do sistema, em 1994 é criado no Brasil o Programa Saúde da Família, esse constitui uma nova proposta para o modelo assistencial, voltada para promoção da saúde e prevenção das doenças. A ampliação do Programa Saúde da Família representou um salto no acesso aos serviços de saúde e com isso observou-se a necessidade de promover atualização constante aos profissionais que compõe essas equipes, ou seja, educação permanente. O objetivo desse trabalho é relatar o aprendizado ao longo do Curso de Especialização em Saúde da Família, promovendo uma reflexão sobre a aplicação dos conteúdos do curso na prática profissional e apresentar os portfólios produzidos ao término de cada disciplina. Trata-se de um relato de experiência mediada pelo Curso de Especialização em Saúde da Família, oferecido pela Universidade Federal do Ceará em parceria com a Universidade Aberta dos SUS. O curso foi ofertado na modalidade semipresencial, no período de agosto de 2010 a setembro de 2011, Nesse processo de ensino-aprendizagem utilizamos da várias tecnologias, atividades virtuais, chats, fóruns, discussões sobre os mais diversos temas, compartilhamos conhecimentos e vivencias, realizamos avaliações presenciais, buscamos a construção coletiva do saber. Ao final de cada disciplina foram utilizados artigos científicos, material didático do curso e relato das experiências profissionais para confeccionar os portfólios sobre a reflexão e discussão de cada tema proposto. Ao término do curso todos os portfólios forma reunidos e apresentados em forma de capítulos. A necessidade de atualização permanente deve permear o percurso de todo bom profissional, especialmente os que assistem à saúde da população, que continuamente muda suas necessidades e estão expostos a novos riscos e novas tecnologias surgem para atender tais demandas. Nesse sentido, cursar essa especialização se configurou em um acréscimo na busca pela excelência no atendimento da minha clientela, considerando que aproximar a teoria com situações reais no território que assisto consistiu em um avanço no meu amadurecimento enquanto enfermeira, enquanto mulher e enquanto cidadã protagonista do processo.
https://ares.unasus.gov.br/acervo/handle/ARES/11382
04/Dec/2018