FICHA TÉCNICA DO RECURSO

Prevenção da gravidez na adolescência em jovens da Unidade de Saúde "Vila Moêda" município Assaré, do estado Ceará, no período de Janeiro a Julho de 2014
Este projeto versa sobre um projeto de intervenção comunitária a ser realizado neste ano 2014 com adolescentes atendidas pela equipe do Programa de Saúde da Família Vila Moêda, no município de Assaré-Ceará, mediante a necessidade da unidade de saúde na qual foi constatado um alto índice de adolescentes grávidas. Os objetivos a serem atingidos com ele foram de sensibilizar os adolescentes à transformação da realidade social através de ações educativas voltadas à saúde sexual e reprodutiva, de forma responsável e saudável, minimizando vulnerabilidades e agravos à saúde e diminuir o atual percentual de gravidez precoce na comunidade. Para isso fizemos um levantamento do número de adolescentes grávidas cadastradas na equipe agendadas dando aulas sobre os riscos da gravidez na adolescência. A metodologia adotada foi a participativa, com exposição dialogada e recursos metodológicos através das oficinas como estratégia educativa com adolescentes dos sexos feminino e masculino com idade entre 12 e 19 anos, que sejam de nossa área de abrangência. Para operacionalização das atividades serão organizadas oficinas temáticas, apresentação de vídeos e discussão em grupo, utilizando recursos didáticos como: figuras, cartazes com colagens, exposições orais do resultado dos trabalhos em grupo, debates e próteses e pélvis para demonstração do uso correto do preservativo masculino e feminino, kit de métodos contraceptivos. Para eles fixarem os cinco encontros quinzenais com os adolescentes, com temas que abordaram: anatomia e fisiologia do corpo na adolescência; métodos contraceptivos e doenças sexualmente transmissíveis; gravidez na adolescência, maternidade e paternidade responsável. Ao término dos encontros educativos as adolescentes demonstraram se conhecem o desenvolvimento do corpo durante a adolescência; os métodos contraceptivos e o mais indicado para sua faixa etária; as DST/AIDS e formas de preveni-las; a importância de ter sua primeira relação sexual com responsabilidade e cuidado de seu/sua parceiro (a) e a prevenção de gravidez não planejada. O projeto possibilita o desenvolvimento de um trabalho educativo positivo de valorização humana.
Na qualidade de titular dos direitos autorais do Trabalho de Conclusão de Curso da Especialização Pesquisa e Inovação em Saúde da Família, AUTORIZO o MINISTÉRIO DA SAÚDE⁄UNIVERSIDADE ABERTA DO SISTEMA ÚNICO DE SAÚDE (UNA-SUS) e a UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ a disponibilizar e distribuir a obra, na íntegra, para fins não comerciais, para leitura, impressão e/ou download, pois se trata de obra original, não infringindo os direitos morais e patrimoniais. Essa distribuição no Acervo de Recursos Educacionais (ARES), em repositórios digitais, sites e demais bancos de dados é de caráter público e gratuito, sem ressarcimento dos direitos autorais.
https://ares.unasus.gov.br/acervo/handle/ARES/11397
04/Dec/2018