FICHA TÉCNICA DO RECURSO

Hipertensão Arterial Sistêmica associada aos fatores de risco cardiovascular, cerebrovascular e renal crônico na comunidade de Ebrom, município de Acopiara Ceará
O presente projeto de intervenção tem como objetivo contribuir na prevenção e controle da Hipertensão Arterial Sistémica (HAS) e dos fatores de risco associados a doença cardiovascular, cerebrovascular e renal crônica na comunidade de Ebrom Município de Acopiara Ceará. Foi elaborado um questionário que permitiu identificar o grau de conhecimento dos participantes sobre a HAS, e de acordo com os dados colhidos, será feito um planejamento de atividades educativas a serem realizadas em 6 aulas (de uma a duas horas de duração). Cada tema será discutido duas vezes na semana. O curso se desenha com base nos seguintes aspectos: tema introdutório, importância de acompanhamento dos pacientes hipertensos em UBS; melhorar os níveis de adesão do hipertenso, responsabilizando-os por seu autocuidado; com a realização de mudanças no estilo de vida; a redução na incidência ou o retardamento na ocorrência de complicações e a melhoria da qualidade de vida.

  • DOENÇAS (C )
  • Doenças Cardiovasculares (C14 )
  • Doenças Vasculares (C14.907 )


Na qualidade de titular dos direitos autorais do Trabalho de Conclusão de Curso da Especialização Pesquisa e Inovação em Saúde da Família, AUTORIZO o MINISTÉRIO DA SAÚDE⁄UNIVERSIDADE ABERTA DO SISTEMA ÚNICO DE SAÚDE (UNA-SUS) e a UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ a disponibilizar e distribuir a obra, na íntegra, para fins não comerciais, para leitura, impressão e/ou download, pois se trata de obra original, não infringindo os direitos morais e patrimoniais. Essa distribuição no Acervo de Recursos Educacionais (ARES), em repositórios digitais, sites e demais bancos de dados é de caráter público e gratuito, sem ressarcimento dos direitos autorais.
https://ares.unasus.gov.br/acervo/handle/ARES/11414
04/Dec/2018