FICHA TÉCNICA DO RECURSO

Hipertensão arterial em idosos: uma ação educativa
Será realizado um estudo de intervenção educativa com o objetivo de proporcionar e incrementar os conhecimentos sobre Hipertensão Arterial em pacientes idosos da equipe 139 da USB Carlos Ribeiro. Do universo de hipertensos (n=574), será selecionada uma amostra aleatoriamente de 231 pacientes. A fonte primária da pesquisa será o diagnóstico de saúde e os prontuários da equipe. Para coletar a informação se elaborou um questionário que se aplicará ao início e ao final da pesquisa para poder avaliar os conhecimentos adquiridos, o mesmo foi elaborado de acordo com os objetivos propostos. Toda esta informação será transferida a um documento ao qual será constituído o registro final, os resultados obtidos serão processados mediante o pacote estatístico Microstat. Entre os principais resultados espera-se incrementar o conhecimento em todas as variáveis analisadas e avaliadas qualitativamente. Espera-se que a intervenção educativa aplicada seja eficaz ao aumentar significativamente o nível de conhecimento dos doentes sobre o diagnóstico e o tratamento da Hipertensão Arterial. Além de se considerar custo-beneficiosa e custo-efetiva ao lograr com escassos recursos econômicos intervir no importante processo de saúde-enfermidade e incrementar a adesão ao tratamento nestes pacientes

  • DOENÇAS (C )
  • Doenças Cardiovasculares (C14 )
  • Doenças Vasculares (C14.907 )


Na qualidade de titular dos direitos autorais do Trabalho de Conclusão de Curso da Especialização Pesquisa e Inovação em Saúde da Família, AUTORIZO o MINISTÉRIO DA SAÚDE⁄UNIVERSIDADE ABERTA DO SISTEMA ÚNICO DE SAÚDE (UNA-SUS) e a UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ a disponibilizar e distribuir a obra, na íntegra, para fins não comerciais, para leitura, impressão e/ou download, pois se trata de obra original, não infringindo os direitos morais e patrimoniais. Essa distribuição no Acervo de Recursos Educacionais (ARES), em repositórios digitais, sites e demais bancos de dados é de caráter público e gratuito, sem ressarcimento dos direitos autorais.
https://ares.unasus.gov.br/acervo/handle/ARES/11422
04/Dec/2018