FICHA TÉCNICA DO RECURSO
Atenção primária da saúde e atenção básica de saúde
Área temática
(dc.subject.classification
)
Atenção Primária / Saúde da Família
Autor
(dc.contributor.author
)
Cutolo, Luiz Roberto Agea
Da Ros, Marco Aurélio
Verdi, Marta Inez Machado
Avaliação do recurso educacional
(unasus.evaluation
)
2012::Antonio Fernando Boing::expert
2012::Elza Berger Salema Coelho::expert
2012::Marcia Regina Luz::expert
2012::Marco Aurélio de Anselmo Peres::expert
2012::Marco Aurélio de Anselmo Peres::expert
2012::Sandra Noemi Cuccurullo de Caponi::expert
2012::Sandra Noemi Cuccurullo de Caponi::expert
Carga horária
(unasus.typicalLearningTime
)
6h
Data da publicação original
(dc.date.issued
)
2012
Data de publicação no ARES
(dc.date.available
)
2014-05-14T18:17:57Z
Data de submissão ao ARES
(dc.date.accessioned
)
2014-05-14T18:17:57Z
Designer gráfico
(dc.contributor.graphicalDesigner
)
Alves, Maraysa
Sawczen, Fabrício
Designer instrucional
(dc.contributor.instructionalDesigner
)
Sawczen, Fabrício
Detentor(es) do direito autoral
(dc.rights.holder
)
Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC
Endereço do recurso no repositório
(dc.identifier.uri
)
https://ares.unasus.gov.br/acervo/handle/ARES/1180
Extensão
(dc.format.extent
)
Conteúdo Online do módulo de Saúde e Sociedade: Atenção primária da saúde e atenção básica de saúde.Unidade 4 do módulo 2 que compõe o Curso de Especialização Multiprofissional em Saúde da Família. Arquivo .zip contendo página html com recursos de texto, imagens e animações em flash.
Idioma
(dc.language.iso
)
pt_BR
Ilustrador de EaD
(dc.contributor.eadIllustrator
)
Alves, Maraysa
Paschoal, Rafaella Volkmann
Sawczen, Fabrício
Instituição
(dc.mediator
)
Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
Nível educacional
(dc.audience.educationLevel
)
Educação superior
Objetivos de aprendizagem
(unasus.educationalDescription
)
•Conhecer o modelo da determinação social da doença em contraponto ao modelo biomédico e a influência das relações sociais na constituição desses modelos de saúde.
•Compreender, a partir de uma perspectiva histórica, a complexidade da organização da sociedade e sua relação com o processo saúde–doença.
•Compreender o processo de construção das políticas de saúde e do SUS, numa perspectiva histórico-social.
•Reconhecer características, eixos e diretrizes da Atenção Primária da Saúde como modelo da Atenção Básica do SUS.
•Compreender a Estratégia Saúde da Família em termos conceituais, contextuais e operacionais como modelo da Atenção Básica.
País
(dc.location.country
)
BRA
Palavras-chave DECS
(dc.subject.decs
)
Atenção Primária à Saúde
Atenção à Saúde
Educação a Distância
Saúde da Família
Patrocinador
(dc.description.sponsorship
)
Ministério da Saúde/OPAS/OMS
Público-alvo : contexto
(dc.audience.context
)
Profissionais da Equipe de Saúde da Família (ESF) e profissionais do Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF), que atuam na Atenção Básica.
Público-alvo: ocupação
(dc.audience.occupation
)
Assistente social
Cirurgião dentista - clínico geral
Educador social
Enfermeiro
Farmacêuticos
Fisioterapeutas
Fonoaudiólogos
Médico acupunturista
Médico clínico
Médico geriatra
Médico ginecologista e obstetra
Médico homeopata
Médico pediatra
Médico psiquiatra
Médico sanitarista
Médico veterinário
Médicos clínicos
Nutricionistas
Profissionais da educação física
Psicólogo clínico
Terapeuta ocupacional
Regime de direitos autorais
(dc.rights.type
)
Cessão parcial não exclusiva
Requisitos técnicos
(unasus.technicalRequirement
)
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Resumo
(dc.description.abstract
)
Tópico 1 – A hora de brincar com as palavras
O tópico tem como objetivo, por meio da análise do significado dos termos, categorizar o conceito de atenção primária da saúde, justificando assim a opção por essa nomenclatura. Expõe a origem da mesma, na língua inglesa – primary care – reforçando o sentido de primordial ou principal e afastando-se do sentido limitador de elementar. Procura, também, definir o sentido dos termos atenção e básica, categorizando o primeiro – atenção - como equivalente a cuidado, desvinculando o mesmo do sentido de assistência e definindo o segundo – básica – como aquilo que está na base, no fundamento, na essência. Assumindo que há divergências quanto a tais definições, é mostrado que a opção por essa terminologia traduz a posição ideológica que subjaz ao trabalho desenvolvido.
Tópico 2 – Tudo bem! Mas o que é APS, afinal?
O tópico recorre à visão epistemológica para explicar que o termo Atenção Primária da Saúde assume diferentes significados, conforme a concepção conservadora ou progressista que se tem do binômio saúde/doença, enquanto ação que gera consequências, remetendo, na concepção conservadora à preocupação com custos a serem barateados e, na concepção progressista, à desigualdades sanitárias e construção de cidadania. Reporta-se ao Relatório Dawson (Grã Bretanha, 1920), apresentando os 3 níveis do sistemas de saúde que fundamentam vários sistemas , com por exemplo o da OMS, voltados para os princípios da medicina social: o primário, envolvendo generalistas em comunidades, o secundário, especialistas em ambulatórios; o terciário, atendimento hospitalar. São apresentadas, também, as diferentes formas de organização das APS: clássica, específica e ampliada, justificando a opção do SUS pela última - APS ampliada – como posição política, de base epistemológica, fundamentada na concepção de saúde-doença adotada.
Tópico 3 – Características, eixos e diretrizes da APS
O tópico caracteriza a APS Ampliada como orientada à comunidade, para a qual é a porta de entrada no sistema, permitindo ao usuário, a partir de sua adscrição, acompanhamento de suas demandas de saúde. Também são apresentados os três conceitos norteadores que visam garantir a resolubilidade do sistema e a logitudinalidade da atenção: universalidade – garantindo atenção a todo e qualquer cidadão; acessibilidade – facilitando os fluxos, de modo a garantir a universalidade; acolhimento - humanização do atendimento e escuta qualificada. É mostrado que tais conceitos implicam a opção do sistema pela proposta metodológica da Gestão de Vigilância Sanitária e por profissionais de saúde, remunerados dignamente, aptos a manter vínculos fortes com o sistema, no trabalho em equipes, por meio de logística de trabalho baseada no princípio da integralidade, articulando ações de promoção, proteção, prevenção, recuperação e reabilitação, contextualizando o biológico em uma perspectiva mais ampla. A Vigilância Sanitária é, nesse contexto, o eixo estruturante da gestão local, identificando os riscos, seus determinantes e condicionantes, planejando ações e cuidados.
Tópico 4 – APS para quê? Por que APS?
O tópico demostra, por meio de estudos e exemplos, as vantagens dos sistemas baseados em APS no que concerne à melhoria de indicadores sanitários, diminuição da taxa de mortalidade pré-natal, melhoria nas condições de sobrevivência, decréscimo de taxas de hospitalização, diminuição de índices de gravidez na adolescência, ampliação da cobertura vacinal, aumento da expectativa de vida e maior disponibilidade de tratamento efetivo dos usuários. É mostrado, também, que a ausência de APS implica maior quantidade de indicadores negativos e de gastos mais elevados no setor de saúde, o que representa qualidade inferior do sistema.
Unidade 4 do módulo 2 que compõe o Curso de Especialização Multiprofissional em Saúde da Família.
Termos de uso
(dc.rights.license
)
https://unasus.ufsc.br/saudedafamilia/files/2014/01/termo_de_cessao_de_direitos_autorais-NASF.pdf
Tipo de recurso
(unasus.learningResourceType
)
Material multimídia
Título
(dc.title
)
Atenção primária da saúde e atenção básica de saúde
URL da fonte original do recurso
(dc.identifier
)
https://unasus2.moodle.ufsc.br/pluginfile.php/22983/mod_resource/content/1/Unidade%204/top1_1.html
Versão do recurso educacional
(dc.description.version
)
1.0
possui parte
(dc.relation.haspart
)
https://ares.unasus.gov.br/acervo/handle/ARES/1157
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