FICHA TÉCNICA DO RECURSO

COLETÂNEA DE RESUMOS DE TRABALHOS DE CONCLUSÃO DO CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM SAÚDE DA FAMÍLIA E COMUNIDADE - UFPI - 1a oferta
A Estratégia de Saúde da Família é mudança paradigmática do processo de trabalho que vem sendo enfrentada pelos pensadores e gestores da saúde, para inserir neste, os princípios do Sistema Único de Saúde de integralidade, equidade, universalidade, descentralização, hierarquização, comando único e participação popular; com os princípios da atenção primária: atenção ao primeiro contato/acessibilidade, integralidade, longitudinalidade, coordenação, abordagem familiar, orientação comunitária, competência cultural. Este projeto de Curso de Especialização em Saúde da Família e Comunidade da UFPI, na modalidade a distância, propõe-se a trabalhar em parceria com a UNA-SUS, com vistas a adequar competências (conhecimentos, habilidades e atitudes) dos profissionais que atuam na Estratégia Saúde da Família, de acordo com as necessidades apontadas pelo SUS no Estado do Piauí. O desenho pedagógico do curso de Especialização em Saúde da Família e Comunidade da UFPI foi desenvolvido, estruturado e organizado por áreas didáticas que se definem como núcleos de saberes e de práticas. Essa organização se justifica de forma que as disciplinas curriculares se distribuem por áreas, uma vez que os saberes e as práticas serão trabalhados de forma mais integrada, articulada e sistêmica favorecendo dessa forma a aprendizagem dos participantes. O quantitativo de ingressos do curso prevê 1.000 especializandos. Esta atendeu 258 alunos matriculados. Para organização das áreas didáticas o curso prevê ao final,uma semana destinada ao desenvolvimento do Trabalho de Conclusão de Curso (TCC). A formação acadêmica está distante do mundo dos serviços de saúde e, assim, há barreiras para a produção textual. Dessa forma, os TCCs se encaminham para trabalhos que não avaliam a realidade e se pautam na maioria de revisões de literatura, sem um ganho real imediato da proposta do trabalho de conclusão. Pensando nesse contexto, a equipe acadêmica do Curso de Especialização em Saúde da Família e Comunidade elaborou este texto com o objetivo de descrever uma dinâmica pedagógica de elaboração do TCC, visando a minimizar as dificuldades dos especializandos e a evitar plágios. A metodologia desenvolvida foi sistêmica, integrativa e reflexiva, pois colocou o trabalhador para desenvolver seu TCC a partir do início do curso e a partir do diagnóstico de saúde realizado pelo especializando. Concluiu-se que essa dinâmica diminuiu significativamente os plágios e trouxe a reflexão da prática para a sala de aula, favorecendo um processo de intervenção efetivo. Após as apresentações dos TCC’s, a equipe pedagógica consolidou todos os trabalhos apresentados e aprovados com o objetivo de socializar informações e contribuir significativamente com a formação de recursos humanos da saúde. Profa. Dra. Lis Cardoso Marinho Medeiros Coordenadora Acadêmica do Curso



  • CARACTERÍSTICAS DE PUBLICAÇÕES (V )
  • Componentes de Publicações (V01 )
  • CARACTERÍSTICAS DE PUBLICAÇÕES (V )
  • Formatos de Publicação (V02 )
https://ares.unasus.gov.br/acervo/handle/ARES/11818
03/Apr/2019