FICHA TÉCNICA DO RECURSO

Projeto de intervenção em educação em saúde para pacientes com hipertensão arterial sistêmica na Estrategia de Saude da Familia Espigão de Bugre, do município de Mafra-SC
A Hipertensão Arterial Sistêmica (HAS) é uma das doenças mais estudadas no mundo, com grande impacto no perfil de morbimortalidade na população brasileira, configurando-se como um desafio para o sistema público de saúde. A HAS é uma das doenças mais frequentes na unidade onde atuo, sendo o agravo de escolha da equipe para ser trabalhado no projeto de intervenção. O objetivo é promover ações de educação em saúde sobre a Hipertensão Arterial Sistêmica para os usuários da Unidade de Saúde Espigao de bugre, município de Mafra, Santa Catarina. O trabalho de intervenção será estruturado em várias etapas elaboradas para serem seguidas em ordem de ação. A primeira etapa será o levantamento dos dados da unidade de saúde, quantificando o número de hipertensos já cadastrados na unidade de saúde, de acordo com a idade e sexo. Depois de colhidos os dados, será feito uma tabela na qual constarão o nome dos pacientes, assim como todos os elementos obtidos. Para determinar as principais necessidades de informação da população hipertensa sobre a HAS, será utilizado um questionário do tipo pré-teste. Este questionário será composto por 21 perguntas, com duas opções de respostas, e com pontuação específica para cada resposta. Ao final os pontos serão somados e o conhecimento será classificado. Após a obtenção dos resultados, deste questionário, o programa educacional será implementado e realizado em 3 unidades especificas. Em seguida à realização da ação de educação em saúde, será aplicado um pós-teste com objetivo de avaliar o nível de conhecimento sobre o tema, depois desta etapa da intervenção. Busca-se um aumento do nível de conhecimento da doença, após a implementação do programa educativo. Espera-se também, encontrar uma redução dos fatores de riscos em pacientes com Hipertensão Arterial Sistêmica e mudanças no estilo de vida.
Hipertensão
Educação em Saúde
Saúde da Família
https://ares.unasus.gov.br/acervo/handle/ARES/12613
15/May/2019