FICHA TÉCNICA DO RECURSO

Acompanhamento e controle de pacientes portadores de doenças crônicas: Hipertensão Arterial Sistêmica e Diabetes Mellitus no município de Altamira do Paraná-PR.
(dc.type )
Trabalho de conclusão de curso
(dc.subject.classification )
Atenção Primária / Saúde da Família
(dc.contributor.author )
LIMA, Daniele Aparecida Andrade De
(unasus.description.provenance )
CPF
(dc.date.accepted )
2017
(dc.date.available )
2019-05-15T16:58:25Z
(dc.date.accessioned )
2019-05-15T16:58:25Z
(dc.rights.holder )
UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA
(dc.identifier.uri )
https://ares.unasus.gov.br/acervo/handle/ARES/12816
(dc.language.iso )
pt_BR
(dc.mediator )
Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
(dc.contributor.advisor )
BOING, Alexandra Crispim Da Silva
(dc.location.country )
BRA
(dc.subject.keyword )
Diabetes mellitus tipo II
Doenças crônicas
Hipertensão arterial sistêmica
(dc.subject.decs )
Diabetes mellitus tipo II
Doenças crônicas
Hipertensão arterial sistêmica
(dc.rights.type )
Termo de cessão UNA_SUS
(dc.description.abstract )
A cidade de Altamira do Paraná, situada no noroeste do estado do Paraná, atualmente tem uma população estimativa de 3.990 habitantes, sendo que desse total 1.833 pessoas corresponde a área rural e a grande maioria da população esta composta por pessoas idosas. Grande parte da população apresenta doenças crônicas, sendo que as mais comuns são: Hipertensão Arterial Sistêmica (HAS) e Diabetes Mellitus tipo II (DM), ambas com prevalência no mês de Maio de 2016 de 48 casos existentes de HAS a cada 100 pessoas e de 10 casos de DM para cada 100 pessoas, ambos dados são referente a zona rural apenas. A importância do problema e a necessidade de intervir, seria devido a falta de acompanhamento ás pessoas com doenças crônicas como a HAS e DM muito frequentes na UBS, e que esta relacionada a grande causa de morbidade e mortalidade, falhando medidas de prevenção primaria e secundaria. Objetivo do trabalho é avaliar essa população portadora dessas doenças crônicas no município e elaborar estratégias para controle de cuidados contínuos de acordo com as necessidades individuais, através de estratificação de risco, formação de grupos de apoio, capacitação dos profissionais e oferecer uma atenção multidisciplinar. A intervenção envolve os pacientes cadastrados na unidade Estratégia de Saúde da Família e todos os pacientes de demanda espontânea atendidos pela UBS de Altamira do Paraná, portadora de doença crónica como a HAS e DM TIPO II. Com todas as medidas em conjunto buscamos aumentar a longevidade desses pacientes, diminuindo as comorbidades decorrentes do mau controle de saúde e melhorar a qualidade de vida. Adicionalmente podemos reduzir os custos com hospitalizações, medicamentos e procedimentos, e conscientizar os pacientes que não tem a doença a trabalhar em sua prevenção diariamente, evitando o aumento da incidência de DM tipo II e HAS em nosso meio.
(dc.rights.license )
http://www.unasus.gov.br/content/termo-de-cessao-direitos-autorais
(unasus.learningResourceType )
Trabalho de conclusão de curso
(dc.title )
Acompanhamento e controle de pacientes portadores de doenças crônicas: Hipertensão Arterial Sistêmica e Diabetes Mellitus no município de Altamira do Paraná-PR.