FICHA TÉCNICA DO RECURSO

Hipertensão Arterial Sistêmica de difícil controle: projeto de intervenção para o aumento na adesão ao tratamento entre os hipertensos da ESF da Comunidade do Baú.
(dc.type )
Trabalho de conclusão de curso
(dc.subject.classification )
Atenção Primária / Saúde da Família
(dc.contributor.author )
MARCON, Maise Nola
(unasus.description.provenance )
CPF
(dc.date.accepted )
2017
(dc.date.available )
2019-05-15T16:59:00Z
(dc.date.accessioned )
2019-05-15T16:59:00Z
(dc.rights.holder )
UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA
(dc.identifier.uri )
https://ares.unasus.gov.br/acervo/handle/ARES/12914
(dc.language.iso )
pt_BR
(dc.mediator )
Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
(dc.contributor.advisor )
MENEGON, Lizandra Da Silva
(dc.location.country )
BRA
(dc.subject.keyword )
Adesão à medicação
Atenção Primária à Saúde
Hipertensão
Tratamento
(dc.subject.decs )
Adesão à medicação
Atenção Primária à Saúde
Hipertensão
Tratamento
(dc.rights.type )
Termo de cessão UNA_SUS
(dc.description.abstract )
Introdução: A Comunidade do Baú conta com uma população 1525 pessoas, com 221 hipertensos (14,4 pessoas/100 habitantes) contabilizados no mês de abril de 2015. A Hipertensão Arterial Sistêmica ocorre quando a pressão arterial se mantém acima de 140 mmHg (sistólica) e 90 mmHg (diastólica). Atuam sobre o desenvolvimento de Hipertensão Arterial Sistêmica fatores como hereditariedade, sexo, idade, etnia, tabagismo, sedentarismo, sobrepeso, obesidade, dislipidemia e dieta. Com o aumento da pressão arterial são desenvolvidos riscos elevados de comorbidades graves, como infarto agudo do miocárdio, acidente vascular encefálico ou insuficiência renal crônica. Além da hipertensão arterial comum, destaca-se a Hipertensão Arterial Sistêmica de difícil controle, na qual o controle da condição é extremamente dificultoso, mesmo com o uso de três medicamentos hipotensores de classes distintas, consumidos em doses plenas, dentro os quais um é diurético. O uso de terapias inadequadas é uma das principais causas da hipertensão de difícil controle, muitas vezes decorrente da baixa adesão ao tratamento conforme as instruções da equipe de saúde. Objetivo: Desenvolver um programa de prevenção de Hipertensão Arterial Sistêmica por meio de aumento na adesão ao tratamento e prevenção de lesões em orgão-alvo. Metodologia: Serão desenvolvimento grupos de acompanhamento de pacientes com Hipertensão Arterial Sistêmica de difícil controle como forma de aumentar a adesão ao tratamento medicamentoso adequado. O projeto será desenvolvido nos meses de abril, maio e junho de 2017. A supervisão será de responsabilidade da médica, enfermeira, técnica de enfermagem e agentes de saúde da unidade básica. Resultados esperados: Espera-se com esse projeto de intervenção reduzir o descontrole da pressão arterial bem como os riscos de lesões em orgão-alvo; por meio do grupo de encontros entre hipertensos, levar os indivíduos a compreender seu papel essencial no autocuidado; aumentar em 30% o número de consultas médicas; com base nos dados do prontuário desses indivíduos, principalmente após o aumento das consultas, demonstrar a redução ou controle da PA; aumentar a adesão ao tratamento medicamentoso; aumentar a compreensão sobre os riscos da Hipertensão Arterial Sistêmica de difícil controle para os indivíduos e estabelecer o número de indivíduos com Hipertensão Arterial Sistêmica de difícil controle.
(dc.rights.license )
http://www.unasus.gov.br/content/termo-de-cessao-direitos-autorais
(unasus.learningResourceType )
Trabalho de conclusão de curso
(dc.title )
Hipertensão Arterial Sistêmica de difícil controle: projeto de intervenção para o aumento na adesão ao tratamento entre os hipertensos da ESF da Comunidade do Baú.