FICHA TÉCNICA DO RECURSO

Acesso ao serviço de saúde pelo usuário: uma proposta na Unidade Básica de Saúde do Portinho, em Laguna - SC.
(dc.type )
Trabalho de conclusão de curso
(dc.subject.classification )
Atenção Primária / Saúde da Família
(dc.contributor.author )
BASTOS, David Caetano
(unasus.description.provenance )
CPF
(dc.date.accepted )
2017
(dc.date.available )
2019-05-15T16:59:04Z
(dc.date.accessioned )
2019-05-15T16:59:04Z
(dc.rights.holder )
UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA
(dc.identifier.uri )
https://ares.unasus.gov.br/acervo/handle/ARES/12926
(dc.language.iso )
pt_BR
(dc.mediator )
Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
(dc.contributor.advisor )
EICH, Melisse
(dc.location.country )
BRA
(dc.subject.keyword )
Acesso aos Serviços de Saúde
Acolhimento
Atenção Primária à Saúde
(dc.subject.decs )
Acesso aos Serviços de Saúde
Acolhimento
Atenção Primária à Saúde
(dc.rights.type )
Termo de cessão UNA_SUS
(dc.description.abstract )
Introdução: Um dos principais problemas encontrados na unidade básica de saúde, em que estou alocado, refere-se ao atendimento ofertado ao usuário, caracterizado pelas dificuldades na realização de um adequado sistema de marcação de consultas e acolhimento. Por sua vez, pude observar a geração do sentimento de insegurança nos pacientes, insatisfação dos profissionais de saúde e baixa resolutividade do serviço. Objetivo: O objetivo desse projeto de intervenção é aprimorar o atendimento aos moradores da área de abrangência da unidade básica de saúde do bairro Portinho, a partir do serviço de marcação de consultas e acolhimento. Metodologia: O projeto ocorrerá por etapas, primeiramente os agendamentos para consultas médicas serão feitos para o período de seis meses, seguido por marcações para um mês e finalizando com o agendamento semanal. Simultaneamente, a equipe de saúde irá realizar o acolhimento dos usuários no dia a dia do trabalho da unidade, escutando o problema apresentado e buscando a solução para o mesmo no menor tempo possível, seja a entrega de um medicamento, a marcação de uma consulta de urgência, uma visita domiciliar ou uma orientação. Resultados esperados: A partir do sistema de marcação de consultas médicas e realização de um acolhimento adequado, espera-se o aumento do número de usuários, adscritos no território da unidade de saúde, com possibilidade de ter uma consulta médica. Outro ponto importante é o aumento nas taxas de resolutividade dos problemas apresentados pelos pacientes. Tais resultados irão melhorar o convívio do binômio usuário-UBS. O melhor fluxo dos serviços ofertados também resultará numa maior satisfação por parte dos profissionais da equipe de saúde com consequente diminuição das taxas da síndrome de Burnout.
(dc.rights.license )
http://www.unasus.gov.br/content/termo-de-cessao-direitos-autorais
(unasus.learningResourceType )
Trabalho de conclusão de curso
(dc.title )
Acesso ao serviço de saúde pelo usuário: uma proposta na Unidade Básica de Saúde do Portinho, em Laguna - SC.