FICHA TÉCNICA DO RECURSO

O manejo da Hipertensão Arterial Sistêmica e da Diabetes Mellitus na Unidade de Saúde Moreninha, município de Santa Helena - PR.
(dc.type )
Trabalho de conclusão de curso
(dc.subject.classification )
Atenção Primária / Saúde da Família
(dc.contributor.author )
SENA, Hamaiana Porto
(unasus.description.provenance )
CPF
(dc.date.accepted )
2017
(dc.date.available )
2019-05-15T16:59:06Z
(dc.date.accessioned )
2019-05-15T16:59:06Z
(dc.rights.holder )
UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA
(dc.identifier.uri )
https://ares.unasus.gov.br/acervo/handle/ARES/12933
(dc.language.iso )
pt_BR
(dc.mediator )
Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
(dc.contributor.advisor )
DURAND, Michelle Kuntz
(dc.location.country )
BRA
(dc.subject.keyword )
Atenção Primária à Saúde
Diabetes Mellitus
Hipertensão Arterial Sistêmica
Risco Cardiovascular
(dc.subject.decs )
Atenção Primária à Saúde
Diabetes Mellitus
Hipertensão Arterial Sistêmica
Risco Cardiovascular
(dc.rights.type )
Termo de cessão UNA_SUS
(dc.description.abstract )
Introdução: A Hipertensão Arterial Sistêmica e a Diabetes Melitus são doenças crônicas que acometem inúmeros pacientes e que devem ser tratadas com o objetivo de reduzir a morbimortalidade e prolongar a expectativa e qualidade de vida dos pacientes. Tanto medidas simples, que incluem o trabalho de educação continuada em saúde e em autocuidado, quanto medidas farmacológicas e de mudança de estilo de vida são fundamentais para obter a meta terapêutica reduzindo o risco cardiovascular destes indivíduos. Porém, uma das grandes dificuldades encontradas na atenção básica é o subdiagnóstico e o tratamento subclínico desta população. Objetivo: Reduzir o número de consultas por demanda espontânea correlacionadas às complicações agudas e crônicas da Hipertensão Arterial Sistêmica e da Diabetes Mellitus. Metodologia: Será realizado o cadastramento dos pacientes hipertensos e/ou diabéticos pertencentes à Unidade de Saúde à medida que os mesmos comparecerem a consultas médicas e retirada de medicações. A partir daí exames laboratoriais para a estratificação de risco cardiovascular (Framingham) e de doença renal crônica (Cockroft-Gault) serão solicitados e avaliados para a realização da otimização dos tratamentos e obtenção das metas terapêuticas. Neste processo os pacientes serão conscientizados quanto à importância do tratamento regular e dos retornos programados e agendados baseados em sua estratificação individualmente e atividades de educação em saúde e autocuidado serão realizadas. Resultados Esperados: Espera-se que à medida que o projeto seja aplicado, ocorra a redução da demanda espontânea relacionada às complicações agudas e crônicas da hipertensão e da diabetes bem como a redução do risco cardiovascular dos pacientes à medida que as metas terapêuticas sejam alcançadas e, à longo prazo, a redução da morbimortalidade associada a estas patologias.
(dc.rights.license )
http://www.unasus.gov.br/content/termo-de-cessao-direitos-autorais
(unasus.learningResourceType )
Trabalho de conclusão de curso
(dc.title )
O manejo da Hipertensão Arterial Sistêmica e da Diabetes Mellitus na Unidade de Saúde Moreninha, município de Santa Helena - PR.