FICHA TÉCNICA DO RECURSO

Hipertensão Arterial Sistêmica: Atividades de educação em saúde na Unidade Básica de Saúde de São Pedro Tobias, Dionísio Cerqueira - SC
Introdução: A Hipertensão Arterial Sistêmica (HAS) ou pressão alta é uma doença caracterizada pela elevação dos níveis tensionais no sangue. É uma síndrome metabólica geralmente acompanhada por outras alterações como obesidades. A educação do paciente hipertenso é um dos elementos primordiais para o adequado controle da HAS, pois permite-lhe compreender melhor sua doença e as consequências, facilitando-lhe uma melhor adesão ao tratamento e uma longa sobrevivência com maior qualidade de vida. Objetivo: O presente projeto será feito na Unidade Básica de Saúde (UBS) São Pedro Tobias, município de Dionisio Cerqueira. Com o objetivo de realizar ações educativas com os familiares e pacientes com diagnostico de Hipertensão Arterial da Unidade Básica São Pedro Tobias. Metodologia: Participaram destas ações 44 pacientes, no período compreendido entre setembro 2016 até setembro 2017. As atividades educativas serão desenvolvidas na unidade de saúde e na igreja São Sebastião, espaço com boas características estruturais e boa iluminação com participação da Estratégia Saúde da Família (ESF) e com ajuda dos agentes comunitários. Resultados esperados: Com a realização deste trabalho a comunidade logrou compreender os riscos de descontrole da doença e a gravidade das complicações além se demonstrou a importância de trocar hábitos e estilos de vida e que o 100% dos pacientes hipertensos tenham informação de como prevenir esta doença.


  • SAÚDE PÚBLICA (SP )
  • Políticas, Planejamento e Administração em Saúde (SP1 )
  • Política de Saúde (SP1.001 )
  • Estratégias de Saúde (SP1.001.007 )
  • Estratégias de Saúde Nacionais (SP1.001.007.023 )
  • SAÚDE PÚBLICA (SP )
  • Atenção à Saúde (SP2 )
  • Saúde de Grupos Específicos (SP2.006 )
  • Saúde da Família (SP2.006.052 )

  • DOENÇAS (C )
  • Doenças Cardiovasculares (C14 )
  • Doenças Vasculares (C14.907 )
https://ares.unasus.gov.br/acervo/handle/ARES/13013
15/May/2019