FICHA TÉCNICA DO RECURSO

Intervenções educativas sobre a hipertensão arterial em pacientes adultos da unidade de saúde Santa Luzia do município Moreira Sales, Paraná
(dc.type )
Trabalho de conclusão de curso
(dc.subject.classification )
Atenção Primária / Saúde da Família
(dc.contributor.author )
DELIS, Lisandra Malena Arzuga
(unasus.description.provenance )
CPF
(dc.date.accepted )
2018
(dc.date.available )
2019-05-15T17:00:08Z
(dc.date.accessioned )
2019-05-15T17:00:08Z
(dc.rights.holder )
UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA
(dc.identifier.uri )
https://ares.unasus.gov.br/acervo/handle/ARES/13040
(dc.language.iso )
pt_BR
(dc.mediator )
Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
(dc.contributor.advisor )
BOLSONI, Carolina Carvalho
(dc.location.country )
BRA
(dc.subject.keyword )
Educação em Saúde
Hábitos Alimentares
Hipertensão
(dc.subject.decs )
Educação em Saúde
Hábitos Alimentares
Hipertensão
(dc.rights.type )
Termo de cessão UNA_SUS
(dc.description.abstract )
Introdução: A hipertensão arterial sistêmica (HAS) é uma condição clínica multifatorial caracterizada por níveis elevados e sustentados de pressão arterial. Sem dúvidas, a HAS demostrou-se a doença que mais está afetando a população e é um problema muito interessante para trabalhar no projeto de intervenção, pois atualmente é a doença que está afetando a grande maioria das pessoas não somente na unidade de saúde, mas em todo o mundo. Além de ser uma doença que pode provocar muitas complicações, sequelas secundárias e até a morte dos pacientes. Objetivo: Com este estudo de intervenção educativa objetiva-se aumentar o conhecimento e a prevenção de complicações da hipertensão arterial sistémica nos pacientes da unidade de saúde Santa Lucia do município Moreira Sales (PR), cuja população é de 3012 habitantes. Metodologia: Destes 412 são hipertensos o que representa o universo do trabalho, a amostra será composta dos 120 adultos cadastrados como hipertensos, que concordaram em participar da intervenção. Se aplicará um formulário inicial para identificar as necessidades de aprendizagem da hipertensão arterial e a prevenção de complicações da doença, a amostra será dividida em três subgrupos, com 40 integrantes cada um. Se realizarão quatro discussões de grupo com o objetivo de aprofundar os temas e posteriormente se realizará um programa educativo, o qual será desenvolvido durante quatro encontros com cada grupo uma vez por semana, durante quatro semanas. Ao concluir o programa se aplicará novamente o formulário para determinar os conhecimentos adquiridos e deste modo fazer uma comparação com os resultados iniciais. Resultados esperados: aumento do nível de conhecimentos da hipertensão arterial nos pacientes; conhecer os fatores que influenciam no aumento de pacientes portadores da hipertensão arterial; modificar os fatores que influenciam no aumento de pacientes portadores da hipertensão arterial e melhorar os cuidados integrais dos pacientes.
(dc.rights.license )
http://www.unasus.gov.br/content/termo-de-cessao-direitos-autorais
(unasus.learningResourceType )
Trabalho de conclusão de curso
(dc.title )
Intervenções educativas sobre a hipertensão arterial em pacientes adultos da unidade de saúde Santa Luzia do município Moreira Sales, Paraná