FICHA TÉCNICA DO RECURSO

Intervenção Educacional sobre Hipertensão Arterial em Idosos
Introdução: A pressão arterial elevada é o primeiro fator de risco cardiovascular em pacientes geriátricos. Objetivo: Aumentar o conhecimento sobre a hipertensão dos pacientes idosos. Metodologia: Estudo de intervenção educacional com projeto quantitativo do centro de saúde Cesar Milleo entre abril e setembro de 2017. Foram convidados 50 idosos dispensarizados para participar do projeto. A amostra foi formada por 48 deles, a quem foi aplicada uma pesquisa inicial para identificar as necessidades de aprendizagem sobre hipertensão arterial arterial. Resultados: No início, o nível de conhecimento era regular em 49,1% dos pacientes e mal em 43,3% esses resultados foram revertidos para o segundo corte, onde 93,75% alcançaram uma boa pontuação na avaliação qualitativo. Inicialmente, erros conceituais e falta de conhecimento foram identificados em vários aspectos. Para o segundo todos esses aspectos foram melhorados, mais de 90% dos idosos responderam corretamente. Conclusões: A utilidade das intervenções educacionais para aumentar o conhecimento dos idosos foi evidenciada em relação ao Tratamento não-farmacológico da hipertensão arterial.

  • DOENÇAS (C )
  • Doenças Cardiovasculares (C14 )
  • Doenças Vasculares (C14.907 )

  • DENOMINAÇÕES DE GRUPOS (M )
  • Pessoas (M01 )
  • Grupos Etários (M01.060 )
  • Adulto (M01.060.116 )

https://ares.unasus.gov.br/acervo/handle/ARES/13089
15/May/2019