FICHA TÉCNICA DO RECURSO

Educação sexual e gravidez precoce nos adolescentes da comunidade de Pinhal Grande. Laranjal, Paraná
Gravidez e maternidade em adolescentes causam preocupação na sociedade em geral, principalmente porque foi construído como um problema que resultou em consequências negativas, tanto para os adolescentes como suas famílias. A gravidez na adolescência decorre, principalmente, da não utilização de métodos contraceptivos e, em menor porcentagem, fornece métodos de uso inadequados. A pobreza afeta a probabilidade de mulheres jovens engravidar e, nesse caso, entram em um círculo vicioso, uma vez que a maternidade precoce geralmente compromete seus resultados acadêmicos ao seu potencial econômico. Compartilhar informações sobre sexo seguro, prevenção de doenças transmissíveis e gravidez precoce, defender a educação sexual no ambiente escolar e familiar e promover temas de saúde integral para adolescentes, são objetivos específicos do nosso projeto. O projeto de intervenção abordará questões de educação sexual para 20 adolescentes entre 13 e 17 anos, na escola estadual da comunidade Pinhal Grande, com uma pesquisa que será aplicada no final de cada atividade para avaliar a qualidade do mesmo. Uma reunião semanal será realizada durante um mês. A atividade será realizada pelo médico de atenção da comunidade, enfermeiro e psicólogo da Equipe de Saúde da Família (ESF). Com este projeto, esperamos que, como resultado, possamos aumentar a conscientização sobre as questões relacionadas à gravidez e o uso de métodos contraceptivos para prevenir DST, bem como informações para a comunidade escolar, sobre as consequências de uma gravidez indesejada, direta ou educacionalmente.



  • PSIQUIATRIA E PSICOLOGIA (F )
  • Disciplinas e Atividades Comportamentais (F04 )
  • Ciências do Comportamento (F04.096 )
  • Sexologia (F04.096.837 )
  • ANTROPOLOGIA, EDUCAÇÃO, SOCIOLOGIA E FENÔMENOS SOCIAIS (I )
  • Educação (I02 )
  • Educação não Profissionalizante (I02.233 )
  • Educação em Saúde (I02.233.332 )


https://ares.unasus.gov.br/acervo/handle/ARES/13111
15/May/2019