FICHA TÉCNICA DO RECURSO

Acompanhamento sistematizado de pessoas diagnosticadas com hipertensão arterial acompanhados na Unidade Básica de Saúde Jardim Seminário - Francisco Beltrão, Paraná
(dc.type )
Trabalho de conclusão de curso
(dc.subject.classification )
Atenção Primária / Saúde da Família
(dc.contributor.author )
ATENCIO, Liudis Gonzalez
(unasus.description.provenance )
CPF
(dc.date.accepted )
2018
(dc.date.available )
2019-05-15T17:01:00Z
(dc.date.accessioned )
2019-05-15T17:01:00Z
(dc.rights.holder )
UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA
(dc.identifier.uri )
https://ares.unasus.gov.br/acervo/handle/ARES/13116
(dc.language.iso )
pt_BR
(dc.mediator )
Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
(dc.contributor.advisor )
PERES, Girlane Mayara
(dc.location.country )
BRA
(dc.subject.keyword )
Estratégia Saúde da Família
Hipertensão
Prevenção de Doenças
Promoção da Saúde
(dc.subject.decs )
Estratégia Saúde da Família
Hipertensão
Prevenção de Doenças
Promoção da Saúde
(dc.rights.type )
Termo de cessão UNA_SUS
(dc.description.abstract )
A hipertensão arterial sistêmica (HAS) é hoje uma prioridade de saúde pública mundial, tornando-se necessário realizar projetos de intervenção para mudar estilos de vida nos(as) usuá- rios(as) hipertensos e melhorar a adesão ao tratamento medicamentoso e não medicamentoso, além pode estar associada ou mesmo fazer parte de um conjunto de fatores de risco metabolicamente interligados, os quais determinarão a presença futura de complicações cardiovasculares. .Este projeto tem como objetivo geral construir um modelo de intervenções educativas para problematizar e controlar os índices de triglicerídeos, colesterol e glicemia de pessoas diagnosticadas com hipertensão arterial acompanhados na Unidade Básica de Saúde Jardim Seminário.Permitirá criar um modelo de intervenções educativas com ações específicas que possibilitarão a construção e ressignificação de saberes, e a socialização de experiências entre os(as) participantes. Ao passo em que tem sido demostrado a eficácia de intervenções educativas em usuários(as) portadores de doenças crônicas, espera-se desenvolver maior integração entre usuários(as) e profissionais de uma Unidade Básica de Saúde, usando como principal pressuposto e pilar teórico-metodológico a promoção de saúde. O projeto será desenvolvido através de variadas atividades com usuários(as) acompanhados(as) e cadastrados(as) no programa HIPERDIA,no período de Junho a Novembro de 2017. Propor, apoiar e facilitar processos de auto conhecimento, gerar e fomentar responsabilidade na comunidade utilizando o método de educação problematizadora serão outros dos objetivos deste trabalho.Com a implementação deste projeto, acredita-se que ocorrerá aumentando a adesão da população às mudanças de estilo de vida e ao uso correto das medicações, diminuirá o número de consultas de emergência e urgência, alta demanda por especialistas, internações hospitalares.
(dc.rights.license )
http://www.unasus.gov.br/content/termo-de-cessao-direitos-autorais
(unasus.learningResourceType )
Trabalho de conclusão de curso
(dc.title )
Acompanhamento sistematizado de pessoas diagnosticadas com hipertensão arterial acompanhados na Unidade Básica de Saúde Jardim Seminário - Francisco Beltrão, Paraná