FICHA TÉCNICA DO RECURSO
Reestruturação do atendimento e Acolhimento com Classificação de Risco na Unidade Básica de Saúde de Painel, Santa Catarina
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O atendimento à demanda espontânea deve ser realizado em todos os pontos de atenção à saúde, inclusive nos serviços de Atenção Básica. O número de atendimentos por demanda espontânea nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) vem aumentando em decorrência do sistema de classificação de risco utilizado nas emergências do Brasil. Sabe-se que um alto número de atendimentos traz sobrecarga aos profissionais de saúde e gera apreensão dos pacientes que estão à espera do mesmo pela demora ao atendimento. A cidade de Painel, no localizada no Estado de Santa Catarina, possui 2.378 habitantes e sua referência de saúde mais próxima fica a cerca de 30 km de distância, portanto, a Unidade é responsável por atendimentos agendados e de nível emergencial, gerando em média 500 atendimentos médicos ao mês. Sabe-se que o alto número de atendimentos é de longa data, em consequência a rotatividade de profissionais de saúde no município, falta de educação em saúde e organização nos atendimentos. Este trabalho tem como objetivo reduzir o número de atendimento por demanda espontânea da UBS na cidade de Painel, Santa Catarina. Para aplicação deste projeto, será realizada reunião geral convocatória para definição de prazos e pilares de deficiência do atendimento da Unidade. Em um segundo momento, serão realizadas reuniões diárias para análise da aplicação da intervenção assim como discussão de casos e avaliação da efetividade deste projeto. Será realizada a implantação da demanda espontânea por estratificação de risco com base no Caderno de Atenção Básica número 28, assim como capacitação dos profissionais e organização de agenda. Espera-se que a reorganização dos atendimentos melhore a qualidade do serviço ofertado à população e a efetividade no cuidado, em contrapartida, redistribuindo funções dos profissionais da equipe não levando à sobrecarga de trabalho.
Palavras-chave DeCS (clique para expandir a hierarquia):
Acolhimento
Atenção à Saúde
Atenção Primária à Saúde
Necessidades e Demandas de Serviços de Saúde
Promoção da Saúde
Atenção à Saúde
- ASSISTÊNCIA À SAÚDE (N )
- Administração de Serviços de Saúde (N04 )
- Administração dos Cuidados ao Paciente (N04.590 )
- ASSISTÊNCIA À SAÚDE (N )
- Qualidade, Acesso e Avaliação da Assistência à Saúde (N05 )
- SAÚDE PÚBLICA (SP )
- VIGILÂNCIA SANITÁRIA (VS )
- Vigilância de Serviços de Saúde (VS3 )
Necessidades e Demandas de Serviços de Saúde
Promoção da Saúde
Data de submissão:
15/May/2019
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