FICHA TÉCNICA DO RECURSO

Hipertensão arterial e a Educação em Saúde na Unidade Básica de Saúde da Família Jardim São Paulo II em Foz do Iguaçu, Paraná
A hipertensão arterial sistêmica (HAS) constitui um importante problema de saúde pública. A hipertensão arterial sistêmica ocupa lugar de destaque no contexto da transição epidemiológica e constitui um dos principais fatores de risco para o aparecimento das doenças cardíacas. O controle da HAS está diretamente relacionado ao controle dos fatores de riscos e ao grau de adesão do paciente a regime terapêutico. O presente trabalho descreve o projeto de intervenção com pacientes portadores de HAS, na Unidade Básica de Saúde da Família Jardin São Paulo II em Foz do Iguaçu, Paraná no período de dezembro 2016 a junho de 2017. A metodologia utilizada visou a implantação de grupos com o objetivo de desenvolver ações para refletir sobre o estilo de vida cotidiana relacionada à patologia crônica, caracterizada como educação em saúde sobre uma perspectiva de promoção, prevenção e principalmente no controle dos agravos, em meio as novas estratégias e ações que são apresentadas durante o tratamento, onde o indivíduo passa a transformar os antigos hábitos, e iniciar uma nova forma de ver e viver a vida, buscando assim qualidade e aprendendo a conviver com a doença de uma forma mais amena, resultando também na busca pelo aumento de sua autoestima. Os pacientes que tiveram a oportunidade de falar o que pensavam, participando das reuniões, onde foram mostrados alimentos adequados para evitar o excesso de peso e realizaram atividades físicas adaptadas para a idade e para as dificuldades conforme as suas patologias, estabeleceram metas individuais. Pode-se concluir que o projeto alcançou seu objetivo, proporcionando aos pacientes um controle mais eficaz da doença, bem como uma melhora da qualidade de vida, através da sua participação em grupos de educação em saúde.



  • DOENÇAS (C )
  • Doenças Cardiovasculares (C14 )
  • Doenças Vasculares (C14.907 )
https://ares.unasus.gov.br/acervo/handle/ARES/13258
15/May/2019