FICHA TÉCNICA DO RECURSO

Ações individuais no cuidado aos principais agravos na saúde bucal da criança para dentista
(dc.subject.classification )
Atenção Primária / Saúde da Família
Saúde da Criança
(dc.contributor.author )
Carcereri, Daniela Lemos
Döhms, Marcela Ceci
Faccin, Deniz
Lorenzzoni, Daniela
Miranda, Carla
Souza, Ana Izabel Jatobá de
Tognoli, Heitor
(unasus.evaluation )
2012::Antonio Fernando Boing::expert
2012::Marcia Regina Luz::expert
2012::Sheila Rubia Lindner::expert
(unasus.typicalLearningTime )
5h
(dc.date.issued )
2012
(dc.date.available )
2014-08-21T19:23:26Z
(dc.date.accessioned )
2014-08-21T19:23:26Z
(dc.contributor.graphicalDesigner )
Alves, Maraysa
(dc.contributor.instructionalDesigner )
Vieira, Marlete
(dc.rights.holder )
Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC
(dc.identifier.uri )
https://ares.unasus.gov.br/acervo/handle/ARES/1379
(dc.format.extent )
Conteúdo Online do módulo de Atenção integral à saúde da criança: Ações individuais no cuidado aos principais agravos na saúde bucal da criança para dentista. Unidade 4 do módulo 11 para dentista que compõe o Curso de Especialização Multiprofissional em Saúde da Família. Arquivo .zip contendo página html com recursos de texto, imagens e animações em flash.
(dc.language.iso )
pt_BR
(dc.contributor.eadIllustrator )
Alves, Maraysa
Paschoal, Rafaella Volkmann
(dc.mediator )
Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
(dc.audience.educationLevel )
Educação superior
(unasus.educationalDescription )
•Contextualizar as políticas públicas de saúde relativas à Atenção Integral à Saúde da Criança no cenário brasileiro, reconhecendo a condição de vulnerabilidade infantil. •Compreender as questões que circundam a criança e os distintos ambientes em que ela vive, identificando a influência exercida pelo meio ambiente e pela família no processo saúde/doença da criança para planejar ações que promovam qualidade de vida e segurança para a criança e sua família. •Identificar possibilidades de realização de trabalho coletivo e interdisciplinar em saúde bucal com crianças e desenvolver ações coletivas voltadas à promoção da saúde da criança e à prevenção de doenças bucais na infância. •Reconhecer as ações individuais no cuidado aos principais agravos à saúde bucal da criança. •Compreender a rede de atenção básica e os encaminhamentos de referência à atenção secundária e terciária e contrarreferência na Atenção Integral à Saúde da Criança. •Identificar possibilidades de trabalho interdisciplinar na atenção básica por meio do relato de experiências exitosas para subsidiar uma prática profissional fundamentada pela integralidade do cuidado. Conteúdo Online do módulo de Atenção integral à saúde da criança: Ações individuais no cuidado aos principais agravos na saúde bucal da criança para dentista. Unidade 4 do módulo 11 para dentista que compõe o Curso de Especialização Multiprofissional em Saúde da Família.
(dc.location.country )
BRA
(dc.subject.decs )
Atenção Primária à Saúde
Atenção à Saúde
Educação a Distância
Saúde da Criança
Saúde da Família
(dc.description.sponsorship )
Ministério da Saúde/OPAS/OMS
(dc.audience.context )
Dentistas que atuam na Estratégia Saúde da Família.
(dc.audience.occupation )
Cirurgião dentista - clínico geral
(dc.rights.type )
Cessão parcial não exclusiva
(unasus.technicalRequirement )
Para a visualização desse recurso é necessário navegador que suporte html4 ou superior e Adobe Flash Player.
(dc.description.abstract )
Tópico 1 – Crescimento e Desenvolvimento O tópico tem início apresentando a necessidade de resolubilidade, pelo cirurgião dentista diante dos principais agravos, apresentando-os juntamente com as condições para identificação e possibilidades de tratamento no âmbito da AB, visando instrumentalizar a clínica à luz da Política Nacional de Atenção Básica, no trabalho próximo à comunidade, no aspecto longitudinal e no compartilhamento do cuidado, integrando diferentes profissionais, realizando interconsultas, visitas domiciliares e outras atividades multiprofissionais. Trata, também, do objetivo de conhecer noções gerais de crescimento e desenvolvimento infantil e os principais agravos, conforme faixa etária, os fatores de risco para saúde bucal, para saber programar e realizar ações individuais de cuidados. Apresenta, também, quadros de dados relativos ao tema abordado. Tópico 2 – A consulta odontológica O tópico trata da natural apreensão da criança na situação e consulta e da necessidade de seu preparo psicológico pela equipe multidisciplinar, da necessidade de, no 1º atendimento e nos demais, cativar a criança para a prevenção, estabelecendo vínculos. Sugere, para esse fim, a utilização da técnica diga-mostre-faça, da anamnese integrando aspectos da saúde geral, das questões a serem feitas, dos exames: clínico geral, intrabucal e complementares, dos registros na Caderneta de Saúde da Criança, da participação da criança e da família na responsabilização pelo tratamento, dos parâmetros para considerar o tratamento completo, dos tratamentos de situações de emergência e de seu manejo psicológico. Tópico 3 – Orientações multiprofissionais O tópico aborda a importância da interação com os demais membros da equipe durante o trabalho nas diferentes faixas etárias da criança, bem como nas situações de atendimento de urgência por trauma e sobre a participação da família nas ações de prevenção e tratamento da saúde bucal infantil. Tópico 4 – Condutas diante dos principais agravos O tópico apresenta quadros que sintetizam os principais agravos possíveis de ocorrer em relação à saúde bucal infantil, os fatores de risco para cada tipo de problema, os sinais e exames complementares para facilitação do diagnóstico e os tratamentos recomendados, encerrando com uma reflexão. Conteúdo Online do módulo de Atenção integral à saúde da criança: Ações individuais no cuidado aos principais agravos na saúde bucal da criança para dentista. Unidade 4 do módulo 11 para dentista que compõe o Curso de Especialização Multiprofissional em Saúde da Família.
(dc.rights.license )
https://unasus.ufsc.br/saudedafamilia/files/2014/01/termo_de_cessao_de_direitos_autorais-NASF.pdf
(unasus.learningResourceType )
Material multimídia
(dc.title )
Ações individuais no cuidado aos principais agravos na saúde bucal da criança para dentista
(dc.identifier )
https://unasus2.moodle.ufsc.br/pluginfile.php/10414/mod_resource/content/6/unidade4/top1_1.html
(dc.description.version )
2.0
(dc.relation.haspart )
https://ares.unasus.gov.br/acervo/handle/ARES/1170