FICHA TÉCNICA DO RECURSO

A criança, o meio ambiente e a família para enfermeiro
(dc.subject.classification )
Atenção Primária / Saúde da Família
Saúde da Criança
(dc.contributor.author )
Anders, Jane Cristina
Boehs, Astrid Eggert
Carcereri, Daniela Lemos
Döhms, Marcela Ceci
Souza, Ana Izabel Jatobá de
Tognoli, Heitor
(unasus.evaluation )
2012::Antonio Fernando Boing::expert
2012::Elza Berger Salema Coelho::expert
2012::Marcia Regina Luz::expert
(unasus.typicalLearningTime )
5h
(dc.date.issued )
2012
(dc.date.available )
2014-08-21T19:25:29Z
(dc.date.accessioned )
2014-08-21T19:25:29Z
(dc.contributor.instructionalDesigner )
Vieira, Marlete
(dc.rights.holder )
Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC
(dc.identifier.uri )
https://ares.unasus.gov.br/acervo/handle/ARES/1386
(dc.format.extent )
Conteúdo Online do módulo de Atenção integral à saúde da criança: Atenção integral à saúde da criança: A criança, o meio ambiente e a família para enfermeiro. Unidade 4 do módulo 11 para dentista que compõe o Curso de Especialização Multiprofissional em Saúde da Família. Arquivo .zip contendo página html com recursos de texto, imagens e animações em flash.
(dc.language.iso )
pt_BR
(dc.mediator )
Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
(dc.audience.educationLevel )
Educação superior
(unasus.educationalDescription )
•Contextualizar as políticas públicas de saúde relativas à Atenção Integral à Saúde da Criança no cenário brasileiro, reconhecendo a condição de vulnerabilidade infantil. •Reconhecer as ações de promoção e proteção do crescimento e desenvolvimento infantil. •Identificar as ações relacionadas ao acompanhamento de crescimento e desenvolvimento infantil no âmbito da Atenção Básica, com enfoque em saúde bucal, imunizações e alimentação. •Compreender as questões que circundam a criança e os distintos ambientes em que ela vive, identificando a influência exercida pelo meio ambiente e pela família no processo saúde/doença para planejar ações que promovam qualidade de vida e segurança tanto para a criança como para sua família. •Elencar as principais ações da clínica e do cuidado nos principais agravos à saúde da criança, as ações de atenção integrada às doenças prevalentes na infância e fatores de risco relacionados à saúde infantil. •Identificar possibilidades de trabalho interdisciplinar na Atenção Básica por meio do relato de experiências exitosas para subsidiar uma prática profissional fundamentada pela integralidade do cuidado.
(dc.location.country )
BRA
(dc.subject.keyword )
Criança e o ambiente
(dc.subject.decs )
Atenção Primária à Saúde
Atenção à Saúde
Educação a Distância
Saúde da Criança
Saúde da Família
(dc.description.sponsorship )
Ministério da Saúde/OPAS/OMS
(dc.audience.context )
Enfermeiros que atuam na Estratégia Saúde da Família.
(dc.audience.occupation )
Enfermeiro
(dc.rights.type )
Cessão parcial não exclusiva
(unasus.technicalRequirement )
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(dc.description.abstract )
Tópico 1- Comunicação com a criança e a família O tópico propõe que desde a concepção a criança sofre as consequências das condições sociais, históricas e familiares e que estas influenciam no processo saúde-doença, cabendo aos profissionais de AB, ESF e NASF, acompanhar toda a família, estabelecendo vínculos e utilizando perguntas-gatilho, com sutileza deixando a família levantar questões que julgue relevantes, buscando aliança terapêutica com a família. Tópico 2 – A criança e a escola O tópico mostra a creche e a escola como importantes ambientes de promoção de saúde, abordando a alimentação como exemplo. Mostra a escola como possibilidade de maximização do desenvolvimento, conforme proposta da OMS, diferente do enfoque tradicional. Trata do processo de aprendizagem avaliado por abordagem multidisciplinar e do papel do profissional de saúde na identificação e exclusão de causas clínicas que envolvem o processo de aprendizagem e do conhecimento que deve, para esse fim, ter do sistema educacional. Tópico 3 – A família e os limites para a criança O tópico aborda a importância do estabelecimento de limites, regras claras e consequências de conduta para o desenvolvimento saudável da criança. Mostra, também, a importância de debater o tema precocemente com a família e as possíveis ações de ESF e NASF sobre o assunto, apresentando exemplos de questões a serem discutidas. Tópico 4 – Orientações importantes de prevenção para a família O tópico mostra como a atenção integral à saúde da família possibilita que a própria criança organize suas experiências e como cabe ao profissional de AB discutir com as famílias as ações de promoção de saúde, por meio de temas como: fumo, atividades físicas, televisão, proteção contra raios UV, agravos por IVAS e SMS, uso de chupeta, leitura pré-escolar, prevenção de violência. Propõe, também, uma reflexão sobre o tema.
(dc.rights.license )
https://unasus.ufsc.br/saudedafamilia/files/2014/01/termo_de_cessao_de_direitos_autorais-NASF.pdf
(unasus.learningResourceType )
Material multimídia
(dc.title )
A criança, o meio ambiente e a família para enfermeiro
(dc.identifier )
https://unasus2.moodle.ufsc.br/pluginfile.php/10346/mod_resource/content/8/un4/top1_1.html
(dc.description.version )
2.0
(dc.relation.haspart )
https://ares.unasus.gov.br/acervo/handle/ARES/1171