FICHA TÉCNICA DO RECURSO

Projeto de intervenção: oficinas terapêuticas para portadores de transtornos mentais na Estratégia Saúde da Família Parque São João, em Contagem, Minas Gerais
Atualmente, no Brasil, as taxas de prevalência de transtornos mentais comuns têm se tornado altíssimas. A importância de o cuidado ocorrer de forma compartilhada entre a família e a equipe multiprofissional mostra que essa relação pode promover maior suporte às famílias e um atendimento humanizado a estes pacientes. Este estudo tem como objetivo apresentar um projeto de intervenção com a criação de oficinas terapêuticas para a educação continuada de portadores de transtorno mental, na comunidade atendida pela Estratégia Saúde da Família 76, Parque São João, em Contagem, Minas Gerais. Para sustentação teórica, foi realizada uma busca sistematizada na literatura, utilizando sites como: Scientific Electronic Library Online, Literatura Latino-Americana e do Caribe em Ciências da Saúde, Banco de Dados de Enfermagem, publicações do Ministério da Saúde e outros. Os dados do diagnóstico situacional foram utilizados na construção do plano de ação, tendo como referência os dez passos propostos no Módulo Planejamento e Avaliação das Ações de Saúde e que nortearam todo o processo: a definição dos problemas, priorização dos problemas, descrição do problema selecionado, explicação do problema, seleção dos "nós críticos", desenho das operações, identificação dos nós críticos, análise de viabilidade do plano, elaboração do plano operativo e o modelo de gestão do plano de ação. Com este plano de ação espera-se desenvolver grupos para esses pacientes com transtorno mental, visando uma assistência integral e humanizada, o que refletirá numa melhor qualidade de vida a estes pacientes
N04.590.233.727::Atenção Primária à Saúde
SP2.016.157.108::Assistência Integral à Saúde
F03::Transtornos Mentais
SP2.006.052.068::Estratégia Saúde da Família
https://ares.unasus.gov.br/acervo/static/files/Termos de uso do ARES.pdf
https://ares.unasus.gov.br/acervo/handle/ARES/14090
11/Dec/2019