FICHA TÉCNICA DO RECURSO

O usuário com doenças transmissíveis para enfermeiro
(dc.subject.classification )
Atenção Primária / Saúde da Família
(dc.contributor.author )
Amante, Lúcia Nazareth
Cutolo, Luiz Roberto Agea
Freitas, Fernanda Lazzari
Miranda, Fernanda Alves Carvalho de
Padilha, Maria Itayra Coelho de Souza
Ramos, Flávia Regina Souza
Reibnitz Júnior, Calvino
Tognoli, Heitor
(unasus.evaluation )
2012::Antonio Fernando Boing::expert
2012::Elza Berger Salema Coelho::expert
2012::Marcia Regina Luz::expert
(unasus.typicalLearningTime )
5h
(dc.date.issued )
2012
(dc.date.available )
2014-08-21T19:36:20Z
(dc.date.accessioned )
2014-08-21T19:36:20Z
(dc.contributor.graphicalDesigner )
Sawczen, Fabrício
(dc.contributor.instructionalDesigner )
Falqueiro, Soraya Medeiros
(dc.rights.holder )
Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC
(dc.identifier.uri )
https://ares.unasus.gov.br/acervo/handle/ARES/1417
(dc.format.extent )
Conteúdo Online do módulo de Atenção integral à saúde do adulto: O usuário com doenças transmissíveis para enfermeiro. Unidade 3 do módulo 13 para dentista que compõe o Curso de Especialização Multiprofissional em Saúde da Família. Arquivo .zip contendo página html com recursos de texto, imagens e animações em flash.
(dc.language.iso )
pt_BR
(dc.contributor.eadIllustrator )
Paschoal, Rafaella Volkmann
(dc.mediator )
Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
(dc.audience.educationLevel )
Educação superior
(unasus.educationalDescription )
•Contextualizar a Saúde do Adulto no cenário brasileiro com vistas ao reconhecimento das possibilidades de atenção, fundamentadas pela clínica ampliada e na integralidade do cuidado, tais como as atividades de grupo para a população adulta, de sala de espera e visita domiciliar. •Revisar as principais condições crônicas de saúde do adulto, sob a perspectiva da clínica ampliada, do trabalho interdisciplinar e da integralidade do cuidado. •Refletir sobre as principais doenças transmissíveis que acometem a população adulta, reorganizando a atenção com vistas à integralidade da atenção à saúde do adulto. •Descrever os principais transtornos alimentares e apresentar alternativas de atenção à saúde, direcionadas às pessoas adultas no enfrentamento de tais problemas. •Contextualizar o cenário brasileiro e as principais orientações e políticas públicas voltadas à atenção integral à saúde do trabalhador. •Identificar possibilidades de trabalho interdisciplinar na Atenção Básica por meio do relato de experiências exitosas para subsidiar uma prática profissional fundamentada pela integralidade do cuidado.
(dc.location.country )
BRA
(dc.subject.keyword )
Saúde do Adulto
doenças transmissíveis
(dc.subject.decs )
Atenção Primária à Saúde
Educação a Distância
Saúde da Família
(dc.description.sponsorship )
Ministério da Saúde/OPAS/OMS
(dc.audience.context )
Enfermeiros que atuam na Estratégia Saúde da Família.
(dc.audience.occupation )
Enfermeiro
(dc.rights.type )
Cessão parcial não exclusiva
(unasus.technicalRequirement )
Para a visualização desse recurso é necessário navegador que suporte html4 ou superior e Adobe Flash Player.
(dc.description.abstract )
Tópico 1 – Considerações gerais sobre doenças transmissíveis O tópico demonstra que o quadro de doenças transmissíveis (DT) será tanto mais grave, quanto piores forem as condições de vida da população e a qualidade dos serviços de saúde. Ressalta a importância se atualizar sobre o cenário de doenças transmissíveis no Brasil. Mostra a cadeia de processo que envolve as doenças transmissíveis, a estrutura epidemiológica, os fatores de complexidade do tema, o fenômeno iceberg, a classificação das DT em três grandes grupos, conforme persistência e emergência. Tópico 2 – Tuberculose Quanto à tuberculose, o tópico apresenta: características, sinais, sintomas, transmissibilidade tratamento ambulatorial, hospitalização, situação no Brasil, metas internacionais e nacionais, PNCT, importância da atuação da AB para alcance das metas, ações de combate, importância da adesão do indivíduo ao tratamento, normas do CIPE e do CIPESC e sua importância na classificação dos fenômenos nas ações de enfermagem. Tópico 3 – Hepatites virais Sobre as hepatites virais, o tópico apresenta: características; distribuição universal, variação e magnitude conforme regiões no Brasil e no planeta; dados estatísticos; reflexão sobre presença de hepatites virais na própria área de atuação; ações do MS nos diferentes níveis de atenção; ações contra a doença; formas de prevenção; vacinação; uso de imunoglobina humana antivírus HB; importância do conhecimento do Manual de Exposição Ocupacional e cuidados. Tópico 4 – Os usuário com DST e AIDS O tópico apresenta a definição de DST da OMS e aborda a AIDS, apresentando: características e fases da síndrome; políticas públicas e situação brasileira; o programa para DST e AIDS do SUS, suas políticas e práticas; diagnóstico e tratamento do HIV, testes, janela imunológica, diagnóstico diferencial; avanços no tratamento; papel das equipes de saúde na prevenção e na detecção precoce e no tratamento. Apresenta, também, caso para reflexão. Conteúdo Online do módulo de Atenção integral à saúde do adulto: O usuário com doenças transmissíveis para enfermeiro. Unidade 3 do módulo 13 para dentista que compõe o Curso de Especialização Multiprofissional em Saúde da Família.
(dc.rights.license )
https://unasus.ufsc.br/saudedafamilia/files/2014/01/termo_de_cessao_de_direitos_autorais-NASF.pdf
(unasus.learningResourceType )
Material multimídia
(dc.title )
O usuário com doenças transmissíveis para enfermeiro
(dc.identifier )
https://unasus2.moodle.ufsc.br/pluginfile.php/16066/mod_resource/content/3/unidade3/top1_1.html
(dc.description.version )
2.0
(dc.relation.haspart )
https://ares.unasus.gov.br/acervo/handle/ARES/1226