FICHA TÉCNICA DO RECURSO

EFEITOS DA INTERVENÇÃO FISIOTERAPÊUTICA EM PACIENTES COM QUEIXAS DE DOR LOMBAR ASSISTIDOS PELO NASF DE ALEGRETE DO PIAUÍ
A lombalgia é uma síndrome ou condição dolorosa e/ou rigidez localizada na região inferior do dorso entre o ultimo arco costal e a prega glútea denominada região lombar. Esta é uma condição que pode atingir até 65% das pessoas anualmente e até 84% das pessoas em algum momento da vida, apresentando uma prevalência de aproximadamente 11,9% na população mundial, o que causa grande demanda aos serviços de saúde. Dessa forma os prejuízos na produtividade, qualidade de vida, e o afastamento do labor está cada vez mais frequente, tal comprometimento acomete ambos os gêneros e apresenta alta incidência na população economicamente ativa, incapacitando temporáriamente ou definitivamente para execução das atividades laborais. Dessa forma o estudo tem como objetivo geral, Realizar intervenção Fisioterapêutica para melhora do perfil osteomuscular e funcional dos indivíduos em análise, e como objetivos específicos: Avaliar o nível de incapacidade funcional por meio de um questionário semiestruturado e autoaplicável e um Questionário de Incapacidade - Roland-Morris (QIRM), Reduzir a intensidade, recidivas e incapacidades ocasionadas pelas dores lombares; e Sensibilizar os indivíduos sobre os principais riscos e fatores que predispõem, reduzindo assim prejuízos na produtividade e melhorando a qualidade de vida.

  • DOENÇAS (C )
  • Condições Patológicas, Sinais e Sintomas (C23 )
  • Sinais e Sintomas (C23.888 )
  • Manifestações Neurológicas (C23.888.592 )
  • Dor (C23.888.592.612 )
  • Dor nas Costas (C23.888.592.612.107 )

  • DISCIPLINAS E OCUPAÇÕES (H )
  • Ocupações em Saúde (H02 )
  • Ocupações Relacionadas com Saúde (H02.010 )
A lombalgia é uma síndrome ou condição dolorosa e/ou rigidez localizada na região inferior do dorso entre o ultimo arco costal e a prega glútea denominada região lombar. Esta é uma condição que pode atingir até 65% das pessoas anualmente e até 84% das pessoas em algum momento da vida, apresentando uma prevalência de aproximadamente 11,9% na população mundial, o que causa grande demanda aos serviços de saúde. Dessa forma os prejuízos na produtividade, qualidade de vida, e o afastamento do labor está cada vez mais frequente, tal comprometimento acomete ambos os gêneros e apresenta alta incidência na população economicamente ativa, incapacitando temporáriamente ou definitivamente para execução das atividades laborais. Dessa forma o estudo tem como objetivo geral, realizar intervenção Fisioterapêutica para melhora do perfil osteomuscular e funcional dos indivíduos em análise, e como objetivos específicos: Avaliar o nível de incapacidade funcional por meio de um questionário semiestruturado e autoaplicável e um Questionário de Incapacidade - Roland-Morris (QIRM), Reduzir a intensidade, recidivas e incapacidades ocasionadas pelas dores lombares; e Sensibilizar os indivíduos sobre os principais riscos e fatores que predispõem, reduzindo assim prejuízos na produtividade e melhorando a qualidade de vida.
https://ares.unasus.gov.br/acervo/handle/ARES/14804
29/Feb/2020