FICHA TÉCNICA DO RECURSO

PLANTAS MEDICINAIS E FITOTERAPIA NA ATENÇÃO BÁSICA
(dc.type )
Texto
(dc.subject.classification )
Atenção Primária / Saúde da Família
Políticas de Saúde e Planejamento
(dc.contributor.author )
Gouveia, Gisele Damian Antonio
Simionato, Cesar
(dc.contributor.productionCoordinator )
Dolny, Luise Lüdke
Monteiro, Elis Roberta
(dc.contributor.mainCoordinator )
Lacerda, Josimari Telino de
(dc.date.issued )
2019
(dc.date.available )
2020-04-02T13:32:06Z
(dc.date.accessioned )
2020-04-02T13:32:06Z
(dc.date.created )
2019
(dc.contributor.graphicalDesigner )
Henriques, Catarina Saad
Silva, Luisa Talulah Ferreira
(dc.rights.holder )
Cesar Simionato
Gisele Damian Antonio Gouveia
Núcleo Telessaúde Estadual de Santa Catarina (UFSC)
(dc.identifier.uri )
https://ares.unasus.gov.br/acervo/handle/ARES/14863
(dc.language.iso )
pt_BR
(dc.contributor.eadIllustrator )
Henriques, Catarina Saad
(dc.mediator )
Núcleo Telessaúde Estadual de Santa Catarina (UFSC)
(unasus.educationalDescription )
Objetivo geral Orientar os profissionais de saúde das equipes de Atenção Básica sobre o uso de plantas medicinais, de forma segura e adequada na prática clínica, pautado em aspectos botânico, fitoquímico, terapêutico e toxicológico. Objetivos específicos • Orientar sobre o uso de plantas medicinais, de forma segura e adequada na prática clínica, pautado em aspectos botânico, fitoquímico, terapêutico e toxicológico. • Compreender a importância do estudo das plantas medicinais para os profissionais que atuam na ABS; • Conhecer as principais leis que regulamentam o uso, cultivo e preparo das diferentes preparações fitoterápicas; • Conhecer estratégias para organizar de ações educativas, hortos e hortas, farmácia-viva, farmácia de manipulação, prescrição de fitoterápicos; • Conhecer as indicações, contraindicações e interações medicamentosas das plantas utilizadas em SC para prática clínica.
(dc.location.country )
BRA
(dc.subject.decs )
Fitoterapia
SAÚDE PÚBLICA
Saúde da Família
(dc.audience.occupation )
Biólogos e afins
Cirurgiões-dentistas
Médicos clínicos
(dc.rights.type )
Termo de Cessão UNA-SUS
(dc.description.abstract )
A literatura aponta crescente aceitação dos profissionais de saúde quanto à inserção das plantas medicinais como um recurso terapêutico na ABS (Thiago e col., 2011; Rosa e col., 2011; Bruning e col., 2012). Três fatores poderiam explicar este aumento. O primeiro seria os avanços ocorridos na área científica que permitiram o desenvolvimento de medicamentos fitoterápicos (Klein e col., 2009). O segundo é a crescente tendência de procura, pela população, por terapias naturais, pela sua própria legitimidade e pelos insucessos, limites e iatrogenias da biomedicina (Luz e col., 2012). O terceiro é o interesse por parte dos gestores municipais na inserção de novas opções terapêuticas (Bruning e col., 2012) e fortatelecimento do trabalho em equipe, ações intersetoriais e também despertar o envolvimento da comunidade com as equipes de SF. Considerando esses fatores, o objetivo deste curso é orientar o uso seguro e adequado de plantas medicinal e fitoterápico, na prática clínica, no âmbito dos serviços de ABS. Seu público-alvo são profissionais de saúde nível médio, técnico e superior atuantes na Atenção Básica à Saúde.
(dc.rights.license )
TERMO DE CESSÃO NÃO EXCLUSIVA DE OBRAS AUTORAIS PARA FINS NÃO COMERCIAIS
(unasus.learningResourceType )
Texto
(dc.title )
PLANTAS MEDICINAIS E FITOTERAPIA NA ATENÇÃO BÁSICA
(dc.source )
Universidade Federal de Santa Catarina. Centro de Ciências da Saúde. Núcleo Telessaúde de Santa Catarina. Plantas Medicinais e Fitoterapia na ABS [Recurso Eletrônico] / Universidade Federal de Santa Catarina; Gisele Damian Antonio Gouvia; Cesar Simionato – Dados Eletrônicos - Florianópolis: CCS/UFSC, 2019. 42 p.; ils, gráf, tabs, mapas.