FICHA TÉCNICA DO RECURSO

NÚCLEO AMPLIADO DE SAÚDE DA FAMÍLIA E ATENÇÃO BÁSICA (NASF-AB)
(dc.type )
Texto
(dc.subject.classification )
Atenção Primária / Saúde da Família
Políticas de Saúde e Planejamento
(dc.contributor.author )
Souza, Thais Titon de
(dc.contributor.productionCoordinator )
Dolny, Luise Lüdke
Massignam, Fernando Mendes
(dc.contributor.mainCoordinator )
Lacerda, Josimari Telino de
(dc.date.issued )
2017
(dc.date.available )
2020-04-02T20:37:34Z
(dc.date.accessioned )
2020-04-02T20:37:34Z
(dc.date.created )
2017
(dc.contributor.graphicalDesigner )
Henriques, Catarina Saad
(dc.rights.holder )
Núcleo Telessaúde Estadual de Santa Catarina (UFSC)
Thais Titon de Souza
UNA-SUS
(dc.identifier.uri )
https://ares.unasus.gov.br/acervo/handle/ARES/14868
(dc.language.iso )
pt_BR
(dc.mediator )
Núcleo Telessaúde Estadual de Santa Catarina (UFSC)
(unasus.educationalDescription )
Objetivo geral: Atualizar os profissionais de saúde que atuam na Atenção Básica sobre as premissas de atuação do NASF-AB e a organização do processo de trabalho das equipes, com base na lógica de atuação colaborativa com as equipes de SF e no apoio matricial. Objetivos específicos • Contextualizar a implantação do NASF-AB na Atenção Básica/Atenção Primária à Saúde; • Incentivar o reconhecimento e a discussão entre equipe sobre as premissas de atuação do NASF-AB; • Esclarecer a função do apoio matricial e as responsabilidades/ funções do NASF-AB e das eSF/eAB; • Subsidiar o início do trabalho do NASF-AB na AB e/ou mudanças no sentido de consolidar o apoio matricial; • Orientar a organização da agenda dos profissionais do NASF-AB; • Conhecer os instrumentos de Apoio matricial para atuação em equipe multiprofissional das eSF/eAB e NASF-AB; • Sensibilizar os profissionais para o trabalho em equipe NASF-AB.
(dc.location.country )
BRA
(dc.subject.decs )
Planejamento
Saúde Pública
Saúde da Família
(dc.audience.occupation )
Cirurgiões-dentistas
Enfermeiros e afins
Médicos clínicos
(dc.rights.type )
Termo de Cessão UNA-SUS
(dc.description.abstract )
O Ministério da Saúde vem desenvolvendo diretrizes, metodologias e instrumentos de apoio às equipes de Saúde visando à organização da Atenção Básica/Atenção Primária à Saúde, buscando qualificar o cuidado de forma integral. Assim, fazem parte do escopo de profissionais da Atenção Básica/Atenção Primária à Saúde aqueles que compõem as equipes de Saúde da Família (eSF) e Equipes de Atenção Básica (eAB) e aqueles que podem fazer parte dos Núcleos Ampliados de Saúde da Família e Atenção Básica (NASF-AB). Com a finalidade de esclarecer mais as diretrizes para sua implantação e para organização de seu processo de trabalho, com base em uma relação colaborativa com as equipes de SF vinculadas, esse minicurso promoverá o acesso às premissas de atuação do NASF-AB e às questões relativas à sua organização, pautadas nessa nova lógica de atuação. Por fim, espera-se que os conhecimentos possam ser aplicados no cotidiano dos profissionais de saúde e se revertam em melhor atenção aos usuários do SUS. O curso tem como público-alvo os profissionais de saúde de nível médio e superior que atuam na Atenção Básica e uma carga horária de 20 horas.
(dc.rights.license )
TERMO DE CESSÃO NÃO EXCLUSIVA DE OBRAS AUTORAIS PARA FINS NÃO COMERCIAIS
(unasus.learningResourceType )
Texto
(dc.title )
NÚCLEO AMPLIADO DE SAÚDE DA FAMÍLIA E ATENÇÃO BÁSICA (NASF-AB)
(dc.source )
Universidade Federal de Santa Catarina. Centro de Ciências da Saúde. Núcleo Telessaúde de Santa Catarina. Núcleos de Apoio à Saúde da Familia (NASF-AB) [Recurso Eletrônico] / Universidade Federal de Santa Catarina; Thais Titon de Souza – 2. Ed. Rev - Florianópolis: UFSC, 2017. 54 p.; ils, tabs.