FICHA TÉCNICA DO RECURSO

Manejo do Zika Vírus na Atenção Primária à Saúde
(dc.type )
Material multimídia
(dc.subject.classification )
Atenção Primária / Saúde da Família
Doenças Infecciosas
(dc.contributor.author )
Gouveia, Gisele Damian Antonio
Nisiyama, Amanda Leite
Rabetti, Aparecida de Cássia
(unasus.evaluation )
2019::Aparecida de Cássia Rabetti::Avaliação de conteúdo por perito
2019::Josimari Telino de Lacerda::Avaliação midiático-pedagógica por perito
2019::Maria Cristina Marino Calvo::Avaliação de pertinência por perito
(unasus.typicalLearningTime )
20 horas
(dc.contributor.productionCoordinator )
Dolny, Luise Lüdke
Monteiro, Elis Roberta
(dc.contributor.mainCoordinator )
Lacerda, Josimari Telino de
(dc.date.issued )
2019
(dc.date.available )
2020-06-05T22:48:54Z
(dc.date.accessioned )
2020-06-05T22:48:54Z
(dc.date.created )
2019
(dc.rights.holder )
Amanda Leite Nisiyama
Aparecida de Cássia Rabetti
Gisele Damian Antonio Gouveia
Núcleo Telessaúde Estadual de Santa Catarina (UFSC)
(dc.identifier.uri )
https://ares.unasus.gov.br/acervo/handle/ARES/15169
(dc.language.iso )
pt_BR
(dc.mediator )
Núcleo Telessaúde Estadual de Santa Catarina (UFSC)
(unasus.portfolio )
https://moodle.unasus.gov.br/vitrine29/course/view.php?id=240
(unasus.educationalDescription )
Objetivo geral: Capacitar os profissionais de saúde para o manejo clínico do Zika Vírus no âmbito da APS. Objetivos específicos • Apresentar a situação epidemiológica da infecção por Zika vírus no Brasil. • Identificar características da infecção pelo vírus Zika, além da transmissão, prevenção e diagnóstico da doença. • Compreender o manejo de casos suspeitos de infecção pelo Zika vírus em gestantes. • Entender as complicações neurológicas e síndrome congênita/microcefalia relacionadas a infecção pelo Zika vírus.
(dc.location.country )
BRA
(dc.subject.decs )
Saúde Pública
Saúde da Família
Zika virus
(dc.audience.context )
profissionais de saúde de nível superior que atuam na Atenção Básica.
(dc.audience.occupation )
Cirurgiões-dentistas
Enfermeiros e afins
Médicos clínicos
(dc.rights.type )
Termo de Cessão UNA-SUS
(dc.description.abstract )
O Zika é um vírus de cadeia simples de RNA da família Flaviviridae. Trata-se de uma arbovirose, transmitida principalmente pela picada de mosquitos infectados, do gênero Aedes, especialmente o Aedes aegypti. O vírus foi identificado pela primeira vez em 1947 na África e casos autóctones da doença foram identificados no Brasil em maio de 2015, na região nordeste do país. Em julho do mesmo ano, foi relatada pela primeira vez a associação entre a infecção pelo Zika vírus e os casos de microcefalia. A doença causada pelo vírus Zika apresenta risco superior a outras arboviroses, como dengue, febre amarela e chikungunya, para o desenvolvimento de complicações neurológicas, como encefalites, Síndrome de Guillain Barré e outras doenças neurológicas. Uma das principais complicações é a microcefalia. Por esse motivo, é importante que os profissionais de saúde que atuam na Atenção Primária à Saúde (APS) estejam preparados para auxiliar na prevenção da doença, na identificação e no correto manejo dos casos, com o objetivo de prevenir e identificar as possíveis complicações. Este curso tem como público-alvo os profissionais de saúde de nível superior que atuam na Atenção Básica e tem uma carga horária de 20 horas.
(dc.rights.license )
Usos permitidos: reproduzir, exibir, executar, declamar, expor, apresentar, baixar, arquivar e incluir em material didático ou curso que constitua nova obra. Os usos listados poderão ser exercidos por qualquer pessoa, física ou jurídica, pública ou privada, exclusivamente para fins pedagógicos, didáticos, educacionais, de pesquisa, científicos e informativos, desde que não configure uso para quaisquer fins comerciais, diretos ou indiretos. Usos não comerciais são as práticas em que as obras são disponibilizadas e transmitidas gratuitamente, sem cobrança ao usuário e a quaisquer terceiros e sem intuito de lucro direto por parte daquele que as disponibiliza e transmite. Usos e finalidades proibidas: As obras intelectuais incluídas e disponíveis para acesso no ARES NÃO poderão: a) ser comercializadas ou utilizadas direta ou indiretamente com finalidade lucrativa ou uso comercial; b) sofrer alterações quanto à autoria, título e integridade do material originalmente depositado; c) ser disponibilizadas em outros espaços virtuais; sem a citação da fonte original, sendo obrigatório o uso de links para o endereço virtual do Acervo; d) ser utilizadas para a prática de atos ilícitos, ou de qualquer forma, ou para qualquer finalidade não expressamente prevista neste documento ou na legislação aplicável; e) ser utilizadas em desrespeito a toda e qualquer regra e legislação brasileira que regule os direitos autorais, direitos da propriedade intelectual e direitos da personalidade (especialmente, mas não se limitando à voz, imagem, contorno, movimento, nome e pseudônimo).
(unasus.learningResourceType )
Backup de Moodle
(dc.title )
Manejo do Zika Vírus na Atenção Primária à Saúde