FICHA TÉCNICA DO RECURSO

Doenças do Aparelho Digestivo
(dc.subject.classification )
Atenção Primária / Saúde da Família
Educação em Saúde
Saúde Bucal
Urgência e Emergência
(dc.contributor.author )
Abdo, Rodrigo Ferreira
Ajeje, Eduarda Tebet
Blum, Vinícius Fontanese
Chaves, Aderaldo Luiz Krause
Cury, Didia Bismara
Cury, Marcelo
De Carli, Alessandro Diogo
Elias, Geraldo
Geniole, Leika Aparecida Ishiyama
Gorisch, Márcia Rodrigues
Loureiro, Vanessa
Miranda, Alessandra Chaves
(unasus.evaluation )
2014::André Petraglia Sassi::expert
2014::Cristiano Costa Argemon Vieira::expert
2014::Joaquim Vinha::expert
2014::Vera Kodjaoglanian::expert
(unasus.typicalLearningTime )
45h
(dc.contributor.mainCoordinator )
Cogo, Henrique
Fuser, Matheus
Kodjaoglanian, Vera Lúcia
Nacasato, Rayssa
Sandim, Hercules da Costa
Silva, Rodrigo
Teruya, Débora
Vieira, Cristiano Costa Argemon Vieira
(dc.date.issued )
2014-09-12
(dc.date.available )
2014-09-12T14:11:23Z
(dc.date.accessioned )
2014-09-12T14:11:23Z
(dc.contributor.graphicalDesigner )
Viana, Carlos Juliano Moura
(dc.contributor.instructionalDesigner )
Matos, Marilyn
(dc.rights.holder )
Fiocruz MS
UFMS
UNASUS
(dc.contributor.vídeoEditor )
Almeida, Carla Renata Corrêa de
Amorim, Eveline Marques e
(dc.identifier.uri )
https://ares.unasus.gov.br/acervo/handle/ARES/1539
(dc.format.extent )
Material Multimídia produzido para o PROVAB, cujo conteúdo é "Doenças do Aparelho Digestivo". Módulo composto por 3 unidades de 15h cada.
(dc.language.iso )
pt_BR
(dc.contributor.eadIllustrator )
Gon, Thiago
(dc.mediator )
Fundação Oswaldo Cruz - Unidade Cerrado Pantanal
(dc.audience.educationLevel )
Educação superior
(unasus.educationalDescription )
Este curso visa conhecer: os efeitos do etanol e tabaco no aparelho digestivo; o exame físico do abdômen; exames complementares; classificação de risco e vulnerabilidade; principais causas de abdome agudo; doença do refluxo gastro-esofágico; gastrite; ulcera péptica; alteração de ritmo intestinal - diarreia e constipação intestinal; parasitoses intestinais; hemorroidas e fissura anal; hérnias de parede abdominal e complicações; e hemorragia digestiva.
(dc.location.country )
BRA
(dc.subject.decs )
Atenção Primária à Saúde
Doenças do Sistema Digestório
Dor Abdominal
Hemorragia
Sistema Digestório
(dc.description.sponsorship )
UNASUS
(dc.audience.context )
Profissionais Médicos do PROVAB e do Mais Médicos.
(dc.audience.occupation )
Médico gastroenterologista
Médicos clínicos
(dc.rights.type )
Termo de cessão padrão UNA-SUS
(dc.description.abstract )
Módulo do Programa de Valorização do Profissional da Atenção Básica (PROVAB), aborda o tema "Doenças do Aparelho Digestivo". A integralidade da atenção à saúde exige do profissional de saúde, principalmente do médico, uma grande amplitude de conhecimentos, quer seja no manejo das condições clínicas, quer seja na correta utilização dos recursos existentes na rede pública de saúde. A formação dos profissionais médicos, geralmente centrada no atendimento de doenças, focada na utilização de tecnologias pesadas e na atenção terciária, dificulta a atuação do médico na atenção primária. Lidar com quadros iniciais das patologias, utilizando com responsabilidade os recursos finitos do SUS, exige destes profissionais o estabelecimento de competências para qualificar a atenção à saúde dos usuários. O módulo é composto por três unidades de ensino, com carga horária total de 45 h, tendo como clientela os profissionais médicos. A Unidade 1 traz as diretrizes do acolhimento da demanda espontânea com foco nas doenças do aparelho digestivo, a classificação dos quadros e a conduta frente às diferentes situações segundo o protocolo. Na sequencia faz um resgate sobre a importância de se realizar uma boa história clínica e exame clínico para subsidiar o raciocínio clínico; os principais exames subsidiários e indicações. Dentro do contexto da atenção integral à pessoa, consideramos fundamental o médico saber orientar a dieta alimentar a fim de garantir a saúde do indivíduo e entender as consequências da utilização do tabaco e álcool sobre o aparelho digestivo. O papel do médico frente às demandas diárias podem ocasionar desconforto à saúde mental deste profissional, pensando nisto consideramos oportuno fazer uma breve abordagem à respeito do tema Resiliência. A Unidade 2 aborda os quadros agudos de dor abdominal e hemorragia digestiva, trazendo conteúdo adequado para orientar o profissional médico para fazer a suspeição diagnóstica dos quadros agudos de maior frequência, o manejo destes pacientes até serem referenciado a serviços de maior complexidade. Fizemos uma discussão à respeito dos principais exames que devem ser solicitados frente a um quadro de abdome agudo, para que o profissional saiba orientar seu paciente ao referenciá-lo. Na unidade 3 abordaremos as patologias do aparelho digestivo de maior ocorrência na Atenção Primária. Nesta serão discutidos a apresentação clínica destas patologias, a indicação de exames subsidiários e o tratamento medicamentoso e não medicamentoso. Assim como os limites de atuação do médico generalista no manejo destes pacientes.
(unasus.learningResourceType )
Material multimídia
(dc.title )
Doenças do Aparelho Digestivo
(dc.description.version )
Versão 1.0