FICHA TÉCNICA DO RECURSO
Práticas pedagógicas em atenção básica à saúde: tecnologias para abordagem ao indivíduo, família e comunidade
Acervo
(dc.type
)
Texto
Área temática
(dc.subject.classification
)
Atenção Primária / Saúde da Família
Educação em Saúde
Promoção da Saúde
Autor
(dc.contributor.author
)
Grillo, Maria José Cabral
Soares, Sônia Maria
Vasconcelos, Mara
Coordenador geral
(dc.contributor.mainCoordinator
)
Correia, Edison José
Data da publicação original
(dc.date.issued
)
2009
Data de publicação no ARES
(dc.date.available
)
2020-07-11T20:00:10Z
Data de submissão ao ARES
(dc.date.accessioned
)
2020-07-11T20:00:10Z
Detentor(es) do direito autoral
(dc.rights.holder
)
Universidade Federal de Minas Gerais. Faculdade de Medicina. Núcleo de Educação em Saúde Coletiva
Endereço do recurso no repositório
(dc.identifier.uri
)
https://ares.unasus.gov.br/acervo/handle/ARES/15430
Extensão
(dc.format.extent
)
Backup moodle da disciplina obrigatória "Práticas educativas e tecnologias em saúde" do curso de Especialização Estratégia Saúde da Família, contendo materiais em formato PDF e na linguagem html, além de áudio e slides.
Idioma
(dc.language.iso
)
pt_BR
Instituição
(dc.mediator
)
Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
Nível educacional
(dc.audience.educationLevel
)
Educação superior
Objetivos de aprendizagem
(unasus.educationalDescription
)
Compreender alguns aspectos relevantes do desenvolvimento de práticas educativas; reconhecer-se como sujeito de práticas educativas; identificar características de práticas educativas com maior capacidade transformadora; compreender a Educação Permanente em Saúde como estratégia de reorganização de sua prática; compreender a dinâmica do trabalho com grupos; desenvolver o acolhimento como tecnologia apropriada para contribuir com a reorganização do processo de trabalho; realizar a visita domiciliar como instrumento de interação, identificação das necessidades dos indivíduos, das famílias e da comunidade, e como intervenção; utilizar a consulta como momento de encontro privilegiado na perspectiva de construção do novo modelo de atenção.
País
(dc.location.country
)
BRA
Palavras-chave (em linguagem natural)
(dc.subject.keyword
)
Práticas educativas
Palavras-chave DECS
(dc.subject.decs
)
Acolhimento
Educação em Saúde
Medicina Social
Público-alvo: ocupação
(dc.audience.occupation
)
Cirurgiões-dentistas
Enfermeiros e afins
Médicos clínicos
Profissionais da educação física
Regime de direitos autorais
(dc.rights.type
)
Termo de Cessão UNA-SUS
Requisitos técnicos
(unasus.technicalRequirement
)
Para a importação (restauração) do backup para o seu Moodle, seguir as instruções para esta atividade nos tutoriais do Moodle
Resumo
(dc.description.abstract
)
Apresenta a oportunidade de refletir e conhecer um pouco mais sobre dois temas que fazem parte do cotidiano dos profissionais de saúde: as práticas educativas em saúde e as tecnologias para abordagem ao indivíduo, família e comunidade. Procura-se apresentar os principais conceitos pertinentes a cada um deles a partir de situações vivenciadas no dia a dia de trabalho.
Proposta abordada em duas seções nas quais são desenvolvidos os conteúdos:
Seção 1 - Práticas educativas em saúde : Parte 1 - Contextualizando a prática educativa em saúde; Parte 2 - Quem aprende e quem ensina; Parte 3 - Aprendendo a aprender - Educação Permanente em Saúde; Parte 4 - Bases teóricas de uma práxis educativa. - Seção 2 - Tecnologias para a abordagem ao indivíduo, família e comunidade: Parte 1 - Acolhimento; Parte 2 - O trabalho com grupos; Parte 3 - Visita domiciliar; Parte 4 - Consulta
Termos de uso
(dc.rights.license
)
https://ares.unasus.gov.br/acervo/static/files/Termos de uso do ARES.pdf
Tipo de recurso
(unasus.learningResourceType
)
Texto
Título
(dc.title
)
Práticas pedagógicas em atenção básica à saúde: tecnologias para abordagem ao indivíduo, família e comunidade
URL da fonte original do recurso
(dc.identifier
)
https://www.nescon.medicina.ufmg.br/agora/cursos/especializacao-estrategia-saude-da-familia
é parte de
(dc.relation.ispartof
)
https://ares.unasus.gov.br/acervo/handle/ARES/1826
Aparece na coleção: