FICHA TÉCNICA DO RECURSO
Práticas educativas e tecnologias em saúde
Acervo
(dc.type
)
Material multimídia
Área temática
(dc.subject.classification
)
Atenção Primária / Saúde da Família
Educação em Saúde
Promoção da Saúde
Autor
(dc.contributor.author
)
Grillo, Maria José Cabral
Soares, Sônia Maria
Vasconcelos, Mara
Avaliação do recurso educacional
(unasus.evaluation
)
2014::Edison José Corrêa::expert
2014::Edison José Corrêa::expert
2014::Juliane Corrêa Marçal::expert
2014::Maria Rizoneide Negreiros de Araújo::expert
2014::Maria Rizoneide Negreiros de Araújo::expert
Carga horária
(unasus.typicalLearningTime
)
30h
Data da publicação original
(dc.date.issued
)
2014
Data de publicação no ARES
(dc.date.available
)
2015-02-25T13:31:22Z
Data de submissão ao ARES
(dc.date.accessioned
)
2015-02-25T13:31:22Z
Detentor(es) do direito autoral
(dc.rights.holder
)
Universidade Federal de Minas Gerais. Faculdade de Medicina. Núcleo de Educação em Saúde Coletiva
Endereço do recurso no repositório
(dc.identifier.uri
)
https://ares.unasus.gov.br/acervo/handle/ARES/1924
Extensão
(dc.format.extent
)
Backup moodle da disciplina obrigatória "Práticas educativas e tecnologias em saúde" do curso de Especialização Estratégia Saúde da Família, contendo materiais em formato PDF e na linguagem html, além de áudio e slides.
Idioma
(dc.language.iso
)
pt_BR
Instituição
(dc.mediator
)
Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
Link para visualização
(unasus.portfolio
)
https://moodle.unasus.gov.br/vitrine29/course/view.php?id=17
Nível educacional
(dc.audience.educationLevel
)
Educação superior
Objetivos de aprendizagem
(unasus.educationalDescription
)
Compreender alguns aspectos relevantes do desenvolvimento de práticas educativas; reconhecer-se como sujeito de práticas educativas; identificar características de práticas educativas com maior capacidade transformadora; compreender a Educação Permanente em Saúde como estratégia de reorganização de sua prática; compreender a dinâmica do trabalho com grupos; desenvolver o acolhimento como tecnologia apropriada para contribuir com a reorganização do processo de trabalho; realizar a visita domiciliar como instrumento de interação, identificação das necessidades dos indivíduos, das famílias e da comunidade, e como intervenção; utilizar a consulta como momento de encontro privilegiado na perspectiva de construção do novo modelo de atenção.
País
(dc.location.country
)
BRA
Palavras-chave (em linguagem natural)
(dc.subject.keyword
)
Práticas educativas
Palavras-chave DECS
(dc.subject.decs
)
Acolhimento
Educação em Saúde
Medicina Social
Patrocinador
(dc.description.sponsorship
)
Ministério da Saúde
Público-alvo : contexto
(dc.audience.context
)
O quadro discente do curso é formado por médicos, enfermeiros, cirurgiões dentistas e profissionais de Educação física inseridos em Núcleos de Apoio à Saúde da Família (NASF).
Por determinação do Ministério da Saúde, o CEESF reserva suas vagas a integrantes do Programa Mais Médicos e do Programa de Valorização do Profissional da Atenção Básica (PROVAB) desde sua 9ª edição.
Público-alvo: ocupação
(dc.audience.occupation
)
Cirurgiões-dentistas
Enfermeiros e afins
Médicos clínicos
Profissionais da educação física
Regime de direitos autorais
(dc.rights.type
)
Creative commons - Uso Não Comercial - Compartilhamento pela mesma Licença
Requisitos técnicos
(unasus.technicalRequirement
)
Para a importação (restauração) do backup para o seu Moodle, seguir as instruções para esta atividade nos tutoriais do Moodle
Resumo
(dc.description.abstract
)
Este material compõe a disciplina obrigatória " Práticas educativas e tecnologias em saúde" do Curso de Especialização Estratégia Saúde da Família (2014). Esta disciplina apresenta a oportunidade de refletir e conhecer um pouco mais sobre dois temas que fazem parte do cotidiano dos profissionais de saúde: as práticas educativas em saúde e as tecnologias para abordagem ao indivíduo, família e comunidade. Procura-se apresentar os principais conceitos pertinentes a cada um deles a partir de situações vivenciadas no dia a dia de trabalho.
A disciplina está dividida em duas seções nas quais serão desenvolvidos os seguintes conteúdos:
Seção 1 - Práticas educativas em saúde : Parte 1 - Contextualizando a prática educativa em saúde; Parte 2 - Quem aprende e quem ensina; Parte 3 - Aprendendo a aprender - Educação Permanente em Saúde; Parte 4 - Bases teóricas de uma práxis educativa. - Seção 2 - Tecnologias para a abordagem ao indivíduo, família e comunidade: Parte 1 - Acolhimento; Parte 2 - O trabalho com grupos; Parte 3 - Visita domiciliar; Parte 4 - Consulta
Termos de uso
(dc.rights.license
)
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/deed.pt
Tipo de recurso
(unasus.learningResourceType
)
Backup de Moodle
Título
(dc.title
)
Práticas educativas e tecnologias em saúde
URL da fonte original do recurso
(dc.identifier
)
https://www.nescon.medicina.ufmg.br/agora/cursos/especializacao-estrategia-saude-da-familia
é parte de
(dc.relation.ispartof
)
https://ares.unasus.gov.br/acervo/handle/ARES/1826
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