FICHA TÉCNICA DO RECURSO

Proposta de ações educativas para a melhoria da atenção à saúde de hipertensos e diabéticos na UBS Djalma Marques Centro II, em Santa Inês, Maranhão
As Doenças crônicas não transmissíveis (DCNT) são altamente prevalentes, apresenta alto custo social e grande impacto na morbimortalidade da população brasileira. Assim, objetivou-se melhorar a atenção à saúde dos usuários hipertensos e diabéticos, por meio de ações de educação em saúde, na ‘UBS Djalma Marques Centro II’, Santa Inês, MA. Tratou-se de um estudo de intervenção, do tipo pesquisa-ação. As ações propostas foram realizadas em uma Unidade Básica de Saúde da Família “UBS Djalma Marques Centro II”, Santa Inês, MA. Realizou-se as atividades no mês de maio de 2018. Foram feitas as seguintes ações: Ação 1 – Seleção dos participantes; Ação 2 – Primeiro contato: “conversa informal” em que será abordada a importância da utilização dos medicamentos nos horários corretos e ações de autocuidados e Ação 3 - “Palestra educativa” sobre os benefícios de uma alimentação saudável aliada à pratica de atividade física. Estas ações foram importantes no sentido de empoderar os hipertensos e/ou diabéticos acerca dos benefícios de uma alimentação adequada e saudável, prática de atividade física regular, a importância da terapia medicamentosa (e consultas médicas/enfermagem de forma periódica) e demais ações de autocuidado.

  • DOENÇAS (C )
  • Doenças Nutricionais e Metabólicas (C18 )
  • Doenças Metabólicas (C18.452 )
  • Transtornos do Metabolismo de Glucose (C18.452.394 )
  • DOENÇAS (C )
  • Doenças do Sistema Endócrino (C19 )


  • DOENÇAS (C )
  • Doenças Cardiovasculares (C14 )
  • Doenças Vasculares (C14.907 )
Na qualidade de titular dos direitos autorais da obra citada, AUTORIZO o MINISTÉRIO DA SAÚDE⁄UNIVERSIDADE ABERTA DO SISTEMA ÚNICO DE SAÚDE (UNA-SUS) e a UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ a disponibilizar e distribuir a obra, na íntegra, para fins não comerciais, para leitura, impressão e/ou download. Essa distribuição é de caráter público e gratuito, sem ressarcimento dos direitos autorais, no Acervo de Recursos Educacionais (ARES), em repositórios digitais, sites e demais bancos de dados públicos existentes ou que venham a surgir.
https://ares.unasus.gov.br/acervo/handle/ARES/20111
02/Dec/2020