FICHA TÉCNICA DO RECURSO

Aleitamento materno exclusivo: ações educativas para aumentar o conhecimento e adesão à prática até os seis primeiros meses de vida em uma unidade básica de saúde no município de Santa Quitéria - Ceará
O plano de ação teve como propósito promover atividades educativas em grupos de gestantes e nutrizes, tornando o aleitamento materno exclusivo até os seis meses de idade uma prática efetiva. Foi realizado no Centro de Saúde Dr. Otavio Lobo, no período de agosto de 2017 a fevereiro de 2018, com sessões educativas abordando o tema. Os grupos contaram com a participação de profissionais da equipe de saúde da família, como ACS’s, médico, enfermeiro e técnicos de enfermagem e de, em média, 30 gestantes e nutrizes, com o objetivo de elucidar sobre a importância do aleitamento materno exclusivo até os seis primeiros meses de vida e os benefícios gerados pela prática para a mãe e o recém-nato, assim como o esclarecimento de dúvidas e mitos. Como também a promoção do conhecimento das técnicas corretas de amamentação pelas mulheres. As pacientes participaram ativamente da intervenção proposta pelo pesquisador, demonstrando o envolvimento de todos, objetivando o incentivo ao aleitamento materno. Ao realizar esse plano de ação, foi possível certificar-me da importância de levar o conhecimento sobre o tema à população. Dessa forma, acredito ser possível aumentar os índices da prática através de atividades educativas.
Na qualidade de titular dos direitos autorais da obra citada, AUTORIZO o MINISTÉRIO DA SAÚDE⁄UNIVERSIDADE ABERTA DO SISTEMA ÚNICO DE SAÚDE (UNA-SUS) e a UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ a disponibilizar e distribuir a obra, na íntegra, para fins não comerciais, para leitura, impressão e/ou download. Essa distribuição é de caráter público e gratuito, sem ressarcimento dos direitos autorais, no Acervo de Recursos Educacionais (ARES), em repositórios digitais, sites e demais bancos de dados públicos existentes ou que venham a surgir.
https://ares.unasus.gov.br/acervo/handle/ARES/20148
02/Dec/2020