FICHA TÉCNICA DO RECURSO

Ação educativa sobre hipertensão arterial e seus fatores de risco em pacientes hipertensos na Unidade Básica de Saúde Apolônia Pitombeira Maia, município Limoeiro do Norte/CE.
(dc.identifier.uri)
https://ares.unasus.gov.br/acervo/handle/ARES/20166
(dc.title)
Ação educativa sobre hipertensão arterial e seus fatores de risco em pacientes hipertensos na Unidade Básica de Saúde Apolônia Pitombeira Maia, município Limoeiro do Norte/CE.
(dc.contributor.author)
Candel, Miguel Enrique Gonzàlez
(dc.language.iso)
pt_BR
(dc.description.abstract)
A Hipertensão Arterial é considerada um problema de saúde publica, constitui um importante fator de risco para o desenvolvimento de doenças cardiovasculares, sendo uma das causas de maior redução da qualidade de vida. Realizou-se uma intervenção educativa com 84 pacientes hipertensos, pertencentes ao Posto de Saúde da Família Apolônia Pitombeira Mai, do município Limoeiro do Norte, durante os meses de fevereiro, março e abril, do ano 2018, através da implementação de ações de promoção e prevenção de saúde, para aumentar o conhecimento sobre a hipertensão arterial e os fatores de risco. Foram realizadas reuniões e palestras educacionais com auxílio de meios audiovisuais e questionários para verificar o nível de conhecimento desta doença. A amostra foi dividida em dois grupos, cada grupo participou de quatro reuniões. Os dados foram coletados dos prontuários e entrevistas, os resultados expressos em tabelas. Neste estudo a hipertensão apresentou maior prevalência no sexo feminino, na raça negra e em pacientes com mais de 60 anos, sendo a maioria deles pessoas com baixo nível cultural. Os fatores de risco, mais freqüentes foram à obesidade seguida pelo sedentarismo e os hábitos dietéticos inadequados. A diabetes foi à doença mais comum associada nestes pacientes. Após a intervenção foi avaliado um aumento do nível de conhecimento em relação à HAS e seus fatores de risco. Este projeto teve um impacto positivo, pois contribuiu no aumento do nível de conhecimento da população sob a doença; e na modificação dos estilos de vida inadequados.
(dc.subject.decs)
C14.907.489:Hipertensão
(dc.subject.decs)
SP2.021.172:Educação em Saúde
(dc.subject.decs)
SP2.016:Assistência à Saúde.
(dc.location.country)
BRA
(dc.mediator)
Universidade Federal do Ceará (UFC)
(unasus.learningResourceType)
Trabalho de conclusão de curso
(dc.rights.holder)
MIGUEL ENRIQUE GONZÀLEZ CANDEL
(dc.rights.type)
Autorização (para TCC)
(dc.rights.license)
Na qualidade de titular dos direitos autorais da obra citada, AUTORIZO o MINISTÉRIO DA SAÚDE⁄UNIVERSIDADE ABERTA DO SISTEMA ÚNICO DE SAÚDE (UNA-SUS) e a UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ a disponibilizar e distribuir a obra, na íntegra, para fins não comerciais, para leitura, impressão e/ou download. Essa distribuição é de caráter público e gratuito, sem ressarcimento dos direitos autorais, no Acervo de Recursos Educacionais (ARES), em repositórios digitais, sites e demais bancos de dados públicos existentes ou que venham a surgir.
(dc.subject.classification)
Atenção Primária / Saúde da Família
(dc.date.accessioned)
2020-12-02T14:00:30Z
(dc.date.available)
2020-12-02T14:00:30Z
(dc.type)
Trabalho de conclusão de curso
(dc.contributor.advisor)
Giesta, Rogério Pinto
(dc.date.accepted)
2018.0