FICHA TÉCNICA DO RECURSO

Ação educativa sobre hipertensão arterial e seus fatores de risco em pacientes hipertensos na Unidade Básica de Saúde Apolônia Pitombeira Maia, município Limoeiro do Norte/CE.
(dc.type )
Trabalho de conclusão de curso
(dc.subject.classification )
Atenção Primária / Saúde da Família
(dc.contributor.author )
Candel, Miguel Enrique Gonzàlez
(dc.date.accepted )
2018.0
(dc.date.available )
2020-12-02T14:00:30Z
(dc.date.accessioned )
2020-12-02T14:00:30Z
(dc.rights.holder )
MIGUEL ENRIQUE GONZÀLEZ CANDEL
(dc.identifier.uri )
https://ares.unasus.gov.br/acervo/handle/ARES/20166
(dc.language.iso )
pt_BR
(dc.mediator )
Universidade Federal do Ceará (UFC)
(dc.contributor.advisor )
Giesta, Rogério Pinto
(dc.location.country )
BRA
(dc.subject.decs )
C14.907.489:Hipertensão
SP2.016:Assistência à Saúde.
SP2.021.172:Educação em Saúde
(dc.rights.type )
Autorização (para TCC)
(dc.description.abstract )
A Hipertensão Arterial é considerada um problema de saúde publica, constitui um importante fator de risco para o desenvolvimento de doenças cardiovasculares, sendo uma das causas de maior redução da qualidade de vida. Realizou-se uma intervenção educativa com 84 pacientes hipertensos, pertencentes ao Posto de Saúde da Família Apolônia Pitombeira Mai, do município Limoeiro do Norte, durante os meses de fevereiro, março e abril, do ano 2018, através da implementação de ações de promoção e prevenção de saúde, para aumentar o conhecimento sobre a hipertensão arterial e os fatores de risco. Foram realizadas reuniões e palestras educacionais com auxílio de meios audiovisuais e questionários para verificar o nível de conhecimento desta doença. A amostra foi dividida em dois grupos, cada grupo participou de quatro reuniões. Os dados foram coletados dos prontuários e entrevistas, os resultados expressos em tabelas. Neste estudo a hipertensão apresentou maior prevalência no sexo feminino, na raça negra e em pacientes com mais de 60 anos, sendo a maioria deles pessoas com baixo nível cultural. Os fatores de risco, mais freqüentes foram à obesidade seguida pelo sedentarismo e os hábitos dietéticos inadequados. A diabetes foi à doença mais comum associada nestes pacientes. Após a intervenção foi avaliado um aumento do nível de conhecimento em relação à HAS e seus fatores de risco. Este projeto teve um impacto positivo, pois contribuiu no aumento do nível de conhecimento da população sob a doença; e na modificação dos estilos de vida inadequados.
(dc.rights.license )
Na qualidade de titular dos direitos autorais da obra citada, AUTORIZO o MINISTÉRIO DA SAÚDE⁄UNIVERSIDADE ABERTA DO SISTEMA ÚNICO DE SAÚDE (UNA-SUS) e a UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ a disponibilizar e distribuir a obra, na íntegra, para fins não comerciais, para leitura, impressão e/ou download. Essa distribuição é de caráter público e gratuito, sem ressarcimento dos direitos autorais, no Acervo de Recursos Educacionais (ARES), em repositórios digitais, sites e demais bancos de dados públicos existentes ou que venham a surgir.
(unasus.learningResourceType )
Trabalho de conclusão de curso
(dc.title )
Ação educativa sobre hipertensão arterial e seus fatores de risco em pacientes hipertensos na Unidade Básica de Saúde Apolônia Pitombeira Maia, município Limoeiro do Norte/CE.