FICHA TÉCNICA DO RECURSO

Dificuldades na implementação de medidas de prevenção de doenças e agravos na população masculina da UBS de Lagoa Grande no município de Barreira
Objetivo: Identificar o perfil sociodemográfico da população masculina usuária da Unidade de Saúde da Família. Método: estudo de abordagem qualitativa realizado em 2018 com 30 moradores da localidade de Lagoa Grande/CE, usuários da UBS Zacarias Ancelmo Lima. Os dados foram coletados com aplicação de questionário e analisados por meio da estatística descritiva. Resultado: A maioria dos homens eram adultos jovens, com baixa escolaridade e agricultores.A maior parte da amostra busca a unidade de saúde por situações emergenciais ou busca de medicamentos de uso contínuo. a Caminhada foi apontada como comportamento habitual saudável.Conclusão: é de fundamental importância desenvolver estratégias que possam atrair e favorecer a população masculina, quanto ao autocuidado na saúde, em nível de atenção primária.

  • ASSISTÊNCIA À SAÚDE (N )
  • Características da População (N01 )
  • Saúde (N01.400 )
  • SAÚDE PÚBLICA (SP )
  • Atenção à Saúde (SP2 )
  • Saúde (SP2.770 )
  • Saúde de Grupos Específicos (SP2.770.750 )


Na qualidade de titular dos direitos autorais da obra citada, AUTORIZO o MINISTÉRIO DA SAÚDE⁄UNIVERSIDADE ABERTA DO SISTEMA ÚNICO DE SAÚDE (UNA-SUS) e a UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ a disponibilizar e distribuir a obra, na íntegra, para fins não comerciais, para leitura, impressão e/ou download. Essa distribuição é de caráter público e gratuito, sem ressarcimento dos direitos autorais, no Acervo de Recursos Educacionais (ARES), em repositórios digitais, sites e demais bancos de dados públicos existentes ou que venham a surgir.
https://ares.unasus.gov.br/acervo/handle/ARES/20211
02/Dec/2020