FICHA TÉCNICA DO RECURSO

Caracterização epidemiológica dos pacientes com câncer de pulmão assistidos pela Estratégia Saúde da Família Luiz Alves de Freitas no município Limoeiro do Norte - CE
O câncer de pulmão ou neoplasia pulmonar é o crescimento descontrolado e desorganizado de células tumorais malignas presente no tecido pulmonar. Devido a sua prevalência e malignidade anualmente registra um crescimento de 1,2 milhões de novos casos em todo o território mundial, tornando-se o câncer de maior prevalência e mortalidade no mundo. Mesmo tendo alta representatividade no cenário patológico seu diagnóstico sempre aparece de forma tardia, devido os sinais e sintomas não serem presentes nos primeiros estágios da doença. O presente tem como objetivo realizar um levantamento epidemiológico sobre a incidência do câncer de pulmão na área de atuação da Estratégia Saúde da Família no Bairro de Luiz Alves de Freitas, município Limoeiro do Norte, Ceará. A metodologia abordada foi do tipo exploratória-descritiva, usando meios bibliográficos e documentais para coleta dos dados, a técnica empregada foi o modo quanti-qualitativo. Os resultados encontrados sugeriu um crescente percentual de câncer nas microáreas de atuação da ESF do Luiz Alves de Freitas, onde sua prevalência se deu nos homens com história de uso abusivo ou exposição excessiva ao cigarro, a faixa etária de prevalência ficou entre 55 a 65 anos. Portanto, reconhece-se a relevância deste trabalho e sua importância para a sociedade e poder público limoeirense, pois a partir dele pode ser desenvolvida uma investigação mais precisa em todo território municipal, a fim de averiguar qual real situação o município no que tange a problemática de câncer de pulmão, bem como desenvolver ações que possam minimizar o consumo abusivo de cigarros e outras substâncias carcinógenos.


  • DOENÇAS (C )
  • Neoplasias (C04 )
  • Neoplasias por Localização (C04.588 )
  • Neoplasias Torácicas (C04.588.894 )
  • Neoplasias do Sistema Respiratório (C04.588.894.797 )
  • DOENÇAS (C )
  • Doenças Respiratórias (C08 )
  • Pneumopatias (C08.381 )
  • DOENÇAS (C )
  • Doenças Respiratórias (C08 )
  • Neoplasias do Sistema Respiratório (C08.785 )

Na qualidade de titular dos direitos autorais da obra citada, AUTORIZO o MINISTÉRIO DA SAÚDE⁄UNIVERSIDADE ABERTA DO SISTEMA ÚNICO DE SAÚDE (UNA-SUS) e a UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ a disponibilizar e distribuir a obra, na íntegra, para fins não comerciais, para leitura, impressão e/ou download. Essa distribuição é de caráter público e gratuito, sem ressarcimento dos direitos autorais, no Acervo de Recursos Educacionais (ARES), em repositórios digitais, sites e demais bancos de dados públicos existentes ou que venham a surgir.
https://ares.unasus.gov.br/acervo/handle/ARES/20254
02/Dec/2020