FICHA TÉCNICA DO RECURSO

Baixa adesão dos pacientes ao tratamento do diabetes mellitus na Unidade Básica de Saúde Jardim Lima, São José de Ribamar, Maranhão: plano de intervenção
Diabetes Mellitus (DM) é uma doença crônica que se caracteriza pelo elevado nível de glicose no sangue. De acordo com dados de 2017, cerca de 425 milhões de pessoas em todo o mundo têm a enfermidade. Na Unidade Básica de Saúde Jardim Lima (UBS JLIMA) em São José de Ribamar, Maranhão, observou-se vários diagnósticos situacionais de DM, destacando-se a má adesão ao tratamento como o mais agravante. Então, esse projeto de intervenção tem o intuito de melhorar a adesão ao tratamento de pessoas com DM cadastradas nas equipes de Estratégia de Saúde da Família da UBS JLIMA. Para auxiliar na avaliação dos motivos da baixa adesão, para criar estratégias resolutivas e comparar os resultados com as metas propostas pela equipe utilizou-se o método conhecido como Ciclo PDCA. Após a aplicação do projeto, concluiu-se que a meta de readesão foi atingida, ultrapassando os 50% de adesão colocados como meta e que o baixo nível social e educacional dessa população foram os principais argumentos para justificar o abandono ou a falta de adesão ao tratamento da diabetes mellitus.

  • DOENÇAS (C )
  • Doenças Nutricionais e Metabólicas (C18 )
  • Doenças Metabólicas (C18.452 )
  • Transtornos do Metabolismo de Glucose (C18.452.394 )
  • DOENÇAS (C )
  • Doenças do Sistema Endócrino (C19 )


Na qualidade de titular dos direitos autorais da obra citada, AUTORIZO o MINISTÉRIO DA SAÚDE⁄UNIVERSIDADE ABERTA DO SISTEMA ÚNICO DE SAÚDE (UNA-SUS) e a UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ a disponibilizar e distribuir a obra, na íntegra, para fins não comerciais, para leitura, impressão e/ou download. Essa distribuição é de caráter público e gratuito, sem ressarcimento dos direitos autorais, no Acervo de Recursos Educacionais (ARES), em repositórios digitais, sites e demais bancos de dados públicos existentes ou que venham a surgir.
https://ares.unasus.gov.br/acervo/handle/ARES/20256
02/Dec/2020