FICHA TÉCNICA DO RECURSO

Intervenção educativa: redução da alta prevalência da hipertensão arterial na área abrangência da Unidade Básica de Saúde José Macário, Conceição do Lago Açu - Maranhão, Brasil.
A hipertensão arterial, também chamada de pressão alta, é uma doença crônica que afeta cerca de um terço da população mundial também sido reconhecida como principal fator de risco para as complicações sistêmicas como acidente vascular cerebral u infarto agudo do miocárdio além da doença renal crônica terminal. Trata se de um plano de ação para implementar ações educativas para diminuir hipertensão arterial na UBS José Macário, município Conceição do Lago Açu, estado Maranhão. O trabalho foi elaborado a traves de pesquisas bibliográficas pertinentes ao tema realizadas ações de promoção e prevenção tais como, palestra educativas sobre a importância de alimentação saudável, pratica de atividade física e as consequências de álcool e cigarro. Além disso, realizaremos precocemente visitas no micro áreas, busca ativa de hipertensos em visitas domiciliares. E necessário colocar ações de prevenção e promoção da saúde para o controle dos níveis pressóricos dos pacientes hipertensos. A elaboração deste plano de ação para os indivíduos portadores da hipertensão arterial na área de abrangência na UBS José Macário, Conceição do Lago Açu-Maranhão é importante para traçar as ações que devem ser executadas pela equipe de saúde. Todo Plano de ação deve ser avaliado e implantado de acordo com as necessidades da população, buscando solução dos problemas apresentados. A educação dos indivíduos hipertensos é o melhor caminho para aprendizado de conhecimento e poderão melhorar o modo e estilo de vida dos pacientes hipertensos. Assim este trabalho poderá contribuir em uma melhor qualidade de vida dos pacientes hipertensos logrando um menor índice de internações hospitaleiras e acompanhamento no programa Hipertensão e diabetes.

  • DOENÇAS (C )
  • Doenças Cardiovasculares (C14 )
  • Doenças Vasculares (C14.907 )


Na qualidade de titular dos direitos autorais da obra citada, AUTORIZO o MINISTÉRIO DA SAÚDE⁄UNIVERSIDADE ABERTA DO SISTEMA ÚNICO DE SAÚDE (UNA-SUS) e a UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ a disponibilizar e distribuir a obra, na íntegra, para fins não comerciais, para leitura, impressão e/ou download. Essa distribuição é de caráter público e gratuito, sem ressarcimento dos direitos autorais, no Acervo de Recursos Educacionais (ARES), em repositórios digitais, sites e demais bancos de dados públicos existentes ou que venham a surgir.
https://ares.unasus.gov.br/acervo/handle/ARES/20273
02/Dec/2020