FICHA TÉCNICA DO RECURSO

Caracterização do rastreamento de câncer de colo de útero em pacientes adultas no município de Limoeiro do Norte - CE no período de janeiro/2017 a janeiro/2018
O câncer de colo de útero é uma doença que vem afetando grande parte das mulheres brasileiras, principalmente adultas, representando o segundo tipo de tumor mais prevalente. É um fato que tem levado ao aumento do índice de mortalidade no Brasil, o que aponta para a necessidade de programas eficazes de rastreamento por parte dos serviços de saúde, para sua prevenção, detecção precoce e tratamento. O problema identificado pela Equipe de Saúde para ser objeto do Projeto de Intervenção foi a baixa cobertura de realização de exame de colo de útero nas mulheres adultas, no município Limoeiro do Norte. A realização periódica do exame citopatológico (Teste de Papanicolaou), tem como objetivo detectar precocemente sinais de alterações malignas, e proporcionar um tratamento oportuno. Para o desenvolvimento do Projeto de Intervenção foi utilizado o Método do Planejamento Estratégico Situacional – PES, tendo como referência a revisão de literatura sobre o tema na Biblioteca Virtual do Módulo Saúde da Mulher exposto pelo Curso de Especialização, Pesquisa e Inovação em Saúde da Universidade Federal do Ceará, da Literatura Latino-americana e do Caribe (LILACS), da ScientifElectronic Library Online (SCiELO), documentos do Ministério da Saúde, dentre outros. Os descritores utilizados foram:atenção primária de saúde, teste de Papanicolaou, lesões intracervicais, câncer de colo de útero, prevenção. Este trabalho pretende desenvolver uma reflexão sobre o tema, e elaborar um plano de intervenção a ser desenvolvido no município.
Na qualidade de titular dos direitos autorais da obra citada, AUTORIZO o MINISTÉRIO DA SAÚDE⁄UNIVERSIDADE ABERTA DO SISTEMA ÚNICO DE SAÚDE (UNA-SUS) e a UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ a disponibilizar e distribuir a obra, na íntegra, para fins não comerciais, para leitura, impressão e/ou download. Essa distribuição é de caráter público e gratuito, sem ressarcimento dos direitos autorais, no Acervo de Recursos Educacionais (ARES), em repositórios digitais, sites e demais bancos de dados públicos existentes ou que venham a surgir.
https://ares.unasus.gov.br/acervo/handle/ARES/20277
02/Dec/2020