FICHA TÉCNICA DO RECURSO

Intervenção educativa para o controle dos fatores de risco da hipertensão arterial sistêmica na Unidade Básica de Saúde Betânia no município Deputado Irapuan Pinheiro - CE
Atualmente, o número de pacientes com hipertensão arterial sistêmica tem crescido muito em todo o mundo, inclusive no Brasil. Nos dias atuais, a hipertensão tem sido apontada como a principal causa de mortalidade mundial. O não controle da pressão arterial compromete a saúde do paciente de forma tão intensa que pode levar esse paciente hipertenso a desenvolver diversos tipo de patologias. Na maioria dos casos, a hipertensão não apresenta sintomas e a única maneira de controlá-la é através da atenção primária á saúde. Meu projeto de intervenção tem como objetivo criar um grupo JUNTOS PELA SAÚDE, onde um principal objetivo é identificação e controle dos fatores de risco da hipertensão arterial, assim como dar palestras educativas sobre mudanças saudáveis do estilo de vida para alcançar o controle da hipertensão. Incentivar a perda de peso, alimentação saudável, prática de exercícios físicos e moderação no consumo de álcool e tabagismo. O projeto JUNTOS PELA SAÚDE continua sendo desenvolvido no PSF: Betânia com muita aceitação pelos pacientes e familiares, agora com um público maior, tendo em vista que muitos pacientes aderiram ao projeto.

  • DOENÇAS (C )
  • Doenças Cardiovasculares (C14 )
  • Doenças Vasculares (C14.907 )


Na qualidade de titular dos direitos autorais da obra citada, AUTORIZO o MINISTÉRIO DA SAÚDE⁄UNIVERSIDADE ABERTA DO SISTEMA ÚNICO DE SAÚDE (UNA-SUS) e a UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ a disponibilizar e distribuir a obra, na íntegra, para fins não comerciais, para leitura, impressão e/ou download. Essa distribuição é de caráter público e gratuito, sem ressarcimento dos direitos autorais, no Acervo de Recursos Educacionais (ARES), em repositórios digitais, sites e demais bancos de dados públicos existentes ou que venham a surgir.
https://ares.unasus.gov.br/acervo/handle/ARES/20293
02/Dec/2020