FICHA TÉCNICA DO RECURSO

Ação multiprofissional e interdisciplinar no programa de atenção à saúde do idoso em uma unidade básica de saúde do município de Arari - MA
Daqui a alguns anos, os idosos serão a grande maioria da população no Brasil e no mundo, o que representará uma demanda cada vez maior e pode sobrecarregar os serviços de saúde, aumentando a importância da atenção básica. A Caderneta de Saúde da Pessoa Idosa é uma indispensável ferramenta para se evitar que isso ocorra, englobando outras ferramentas como a carteira do HiperDia e fornecendo mais suporte na rotina dos serviços. Desse modo, este presente trabalho pretende apresentar um plano de intervenção com o objetivo de incorporar a utilização desta importante ferramenta. Além disso, este plano objetiva promover assistência multiprofissional, neste nível de atenção, para melhorar a qualidade e aumentar a expectativa de vida dos idosos adscritos. Não sendo a primeira nem a última ferramenta definitiva para isso, busca-se, assim, aprimorar o que já ocorre em vários serviços. Através dos profissionais das várias instituições da atenção básica, pretende-se utilizar tecnologias leves, recursos acessíveis, instrumentos e estrutura já existentes. Almeja-se avaliação e capacitação dos profissionais de saúde para atividades rotineiras, diminuição da dependência e envelhecimento saudável dos usuários do SUS. Para isso, respeitou-se os aspectos ético-legais vigentes, durante o primeiro semestre de 2018, a partir da UBS Maria da Conceição Lopes Batalha, do povoado Bonfim, em Arari, Maranhão, Brasil.
Na qualidade de titular dos direitos autorais da obra citada, AUTORIZO o MINISTÉRIO DA SAÚDE⁄UNIVERSIDADE ABERTA DO SISTEMA ÚNICO DE SAÚDE (UNA-SUS) e a UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ a disponibilizar e distribuir a obra, na íntegra, para fins não comerciais, para leitura, impressão e/ou download. Essa distribuição é de caráter público e gratuito, sem ressarcimento dos direitos autorais, no Acervo de Recursos Educacionais (ARES), em repositórios digitais, sites e demais bancos de dados públicos existentes ou que venham a surgir.
https://ares.unasus.gov.br/acervo/handle/ARES/20318
02/Dec/2020