FICHA TÉCNICA DO RECURSO

MANEJO DOS FATORES DE RISCO DA HIPERTENSÃO ARTERIAL EM PACIENTES DA UNIDADE BÁSICA DE SAÚDE VEREADORA MARIA JOSÉ DA SILVA, SÃO SEBASTIÃO, ALAGOAS: PLANO DE AÇÃO
(dc.format.description )
Trabalho de Conclusão de Curso na modalidade Projeto de Intervenção elaborado e apresentado ao Curso de Especialização em Gestão do Cuidado em Saúde da Família, vinculado à Escola de Enfermagem - EENF da Universidade Federal de Alagoas - UFAL, como um dos requisitos obrigatórios para a obtenção do grau de Especialista em Gestão do Cuidado em Saúde da Família.
(dc.type )
Trabalho de conclusão de curso
(dc.subject.classification )
Atenção Primária / Saúde da Família
Doenças Crônicas
Hipertensão
Promoção da Saúde
(dc.contributor.author )
Santos, Emanuelly Mayara Santana dos
(dc.date.accepted )
2021-03-31
(dc.date.available )
2021-06-16T02:08:35Z
(dc.date.accessioned )
2021-06-16T02:08:35Z
(dc.rights.holder )
Emanuelly Mayara Santana dos Santos
(dc.identifier.uri )
https://ares.unasus.gov.br/acervo/handle/ARES/23837
(dc.language.iso )
pt_BR
(dc.mediator )
Universidade Federal de Alagoas (UFAL)
(dc.contributor.advisor )
Moreira, Iramirton Figuerêdo
(dc.location.country )
BRA
(dc.subject.keyword )
Atenção Primária à Saúde
Fatores de Risco
Hipertensão
(dc.subject.decs )
Atenção Primária à Saúde
Fatores de Risco
Hipertensão
(dc.rights.type )
Autorização de uso
(dc.description.abstract )
A Hipertensão Arterial Sistêmica é uma doença crônica, de evolução progressiva e constitui uma das principais causas de morbimortalidade na população. Existem diversos fatores de risco relacionados à sua ocorrência e frequentemente estão associados à qualidade de vida. Considerando-se o compromisso de atenção integral das abordagens em saúde da família, o presente trabalho tem por objetivo produzir uma proposta de intervenção para aprimorar o acompanhamento dos pacientes hipertensos da Unidade Básica de Saúde Vereadora Maria José da Silva, São Sebastião, Alagoas. Para a elaboração da proposta realizou-se o diagnóstico situacional, seguido da revisão bibliográfica e do Planejamento Estratégico Situacional. Os nós críticos pertinentes ao atendimento dos pacientes hipertensos foram: maus hábitos e estilo de vida inadequado, baixo nível de conhecimento da população a respeito da doença, falhas na abordagem do paciente com hipertensão arterial; processo de trabalho da equipe de saúde inadequado. Após isso, foram propostas as seguintes medidas: Formação de grupo operativo para tornar o estilo de vida da população mais saudável; Educação em saúde a respeito da HAS e seus fatores de risco; Implantação de um sistema de acolhimento mais eficaz. Espera-se com essa proposta de intervenção, que a equipe consiga reorganizar o processo de trabalho da Unidade de Saúde, orientar e (...)
(dc.rights.license )
Na qualidade de titular dos direitos autorais da obra citada, AUTORIZO o MINISTÉRIO DA SAÚDE⁄UNIVERSIDADE ABERTA DO SISTEMA ÚNICO DE SAÚDE (UNA-SUS) e a UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS (UFAL) a disponibilizar e distribuir a obra em acesso aberto, na íntegra, para fins não comerciais, para leitura, impressão e download, em caráter público e gratuito, sem ressarcimento dos direitos autorais, em repositórios digitais.
(unasus.learningResourceType )
Trabalho de conclusão de curso
(dc.title )
MANEJO DOS FATORES DE RISCO DA HIPERTENSÃO ARTERIAL EM PACIENTES DA UNIDADE BÁSICA DE SAÚDE VEREADORA MARIA JOSÉ DA SILVA, SÃO SEBASTIÃO, ALAGOAS: PLANO DE AÇÃO