FICHA TÉCNICA DO RECURSO

INFECÇÕES SEXUALMENTE TRANSMISSÍVEIS: UMA INTERVENÇÃO EDUCATIVA PARA A POPULAÇÃO ATENDIDA PELA UNIDADE DE SAÚDE DA FAMÍLIA AJURUTEUA, NO MUNICÍPIO DE BRAGANÇA, PARÁ
(dc.type )
Trabalho de conclusão de curso
(dc.subject.classification )
Atenção Primária / Saúde da Família
Doenças Sexualmente Transmissíveis (DST)
Educação em Saúde
(dc.contributor.author )
Silva, Santiago Goncalves da
(dc.date.accepted )
2020-12-09
(dc.date.available )
2021-06-16T22:56:23Z
(dc.date.accessioned )
2021-06-16T22:56:23Z
(dc.rights.holder )
Ministério da Saúde
Santiago Goncalves Da Silva
Universidade Federal do Pará (UFPA)
(dc.identifier.uri )
https://ares.unasus.gov.br/acervo/handle/ARES/23852
(dc.language.iso )
pt_BR
(dc.mediator )
Universidade Federal do Pará (UFPA)
(dc.contributor.advisor )
Pereira, Camilo Eduardo Almeida
(dc.location.country )
BRA
(dc.subject.decs )
Doenças Sexualmente Transmissíveis
Educação em Saúde
Estratégia Saúde da Família
(dc.rights.type )
Autorização de uso
(dc.description.abstract )
Introdução: o cenário de intervenção desse projeto será a Unidade de Saúde da Família Ajuruteua, localizada na vila dos pescadores de Ajuruteua, s/n, no município de Bragança, estado do Pará. Objetivo: promover educação sexual na comunidade atendia pela UBS Ajuruteua, no município de Bragança, PA. Metodologia: este é um estudo descritivo realizado através de uma pesquisa bibliográfica, com a realização de uma intervenção educativa. As operações realizadas foram: a educação em saúde com 61 pessoas da comunidade através da roda de conversa sobre ISTs e a avaliação do conhecimento da população sobre ISTs, através de um questionário. Resultados: na execução da ação de Roda de conversa com a população presente, foi possível observar que a maioria das pessoas tinham entre 15 a 20 anos, possuíam vida sexual ativa e que usam preservativo nas relações sexuais sempre. Sobre o conhecimento do conceito de Infecção Sexualmente Transmissível (IST), a maioria afirmou não saber o que são IST e 92% conseguiram identificar as ISTs citadas no questionário, o que representa um número vantajoso, porém não sendo os 100% que deveriam ter como conhecimento. Conclusão: a roda de conversa como estratégia de educação em saúde, foi essencial para esta intervenção, permitindo um diálogo compartilhado, levando informações importantes sobre as ISTs para os presentes, sendo essa estratégia (. (...)
(dc.rights.license )
https://ares.unasus.gov.br/acervo/static/files/Termos%20de%20uso%20do%20ARES.pdf
(unasus.learningResourceType )
Trabalho de conclusão de curso
(dc.title )
INFECÇÕES SEXUALMENTE TRANSMISSÍVEIS: UMA INTERVENÇÃO EDUCATIVA PARA A POPULAÇÃO ATENDIDA PELA UNIDADE DE SAÚDE DA FAMÍLIA AJURUTEUA, NO MUNICÍPIO DE BRAGANÇA, PARÁ