FICHA TÉCNICA DO RECURSO

ANSIEDADE NOS NÍVEIS DE PRESSÃO ARTERIAL EM ADULTOS: PROPOSTA DE UM PLANO DE INTERVENÇÃO
(dc.format.description )
Trabalho de Conclusão de Curso na modalidade Projeto de Intervenção elaborado e apresentado ao Curso de Especialização em Gestão do Cuidado em Saúde da Família, vinculado à Escola de Enfermagem - EENF da Universidade Federal de Alagoas - UFAL, como um dos requisitos obrigatórios para a obtenção do grau de Especialista em Gestão do Cuidado em Saúde da Família.
(dc.type )
Trabalho de conclusão de curso
(dc.subject.classification )
Atenção Primária / Saúde da Família
Doenças Crônicas
Hipertensão
Promoção da Saúde
(dc.contributor.author )
OLIVEIRA, TAMIRES FREITAS DE
(dc.date.accepted )
2021-03-10
(dc.date.available )
2021-06-30T22:06:11Z
(dc.date.accessioned )
2021-06-30T22:06:11Z
(dc.rights.holder )
TAMIRES FREITAS DE OLIVEIRA
(dc.identifier.uri )
https://ares.unasus.gov.br/acervo/handle/ARES/23901
(dc.language.iso )
pt_BR
(dc.mediator )
Universidade Federal de Alagoas (UFAL)
(dc.contributor.advisor )
Lúcio, Ingrid Martins Leite
(dc.location.country )
BRA
(dc.subject.keyword )
Ansiedade
Hipertensão arterial
Níveis pressóricos
(dc.subject.decs )
Ansiedade
Hipertensão
(dc.rights.type )
Autorização de uso
(dc.description.abstract )
A hipertensão arterial faz parte do grupo de doenças cardiovasculares que representam o maior percentual de causas de mortalidade por doenças como acidente vascular cerebral e infarto agudo do miocárdio. O presente estudo aborda a hipertensão arterial e sua associação com a ansiedade e tem como objetivo relatar os fatores que influenciam nos níveis de pressão arterial, como hábitos de vida do indivíduo e fatores do cotidiano que podem provocar aumento da pressão arterial e suas complicações como acidente vascular cerebral, infarto, aneurisma arterial e insuficiência renal e cardíaca. Para tanto, foi proposto um plano de intervenção para controle dos níveis pressóricos dos usuários hipertensos, observando sua relação com ansiedade. Para o embasamento teórico foram acessadas as bases de dados do Ministério da Saúde, como também em artigos da Bireme (Biblioteca Virtual em Saúde) e no Scielo (ScientificElectronic Library Online). O projeto de intervenção foi desenvolvido a partir do diagnóstico situacional da comunidade Poção, no período de abril a dezembro de 2020 onde se constatou um grande número de hipertensos cadastrados na área e uma relação entre pressão alta e ansiedade como também baixa adesão ao tratamento. O método utilizado foi o Planejamento Estratégico Situacional (PES). Este problema requer um trabalho em conjunto com toda a equipe (multiprofissional). (...)
(dc.rights.license )
Na qualidade de titular dos direitos autorais da obra citada, AUTORIZO o MINISTÉRIO DA SAÚDE⁄UNIVERSIDADE ABERTA DO SISTEMA ÚNICO DE SAÚDE (UNA-SUS) e a UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS (UFAL) a disponibilizar e distribuir a obra em acesso aberto, na íntegra, para fins não comerciais, para leitura, impressão e download, em caráter público e gratuito, sem ressarcimento dos direitos autorais, em repositórios digitais.
(unasus.learningResourceType )
Trabalho de conclusão de curso
(dc.title )
ANSIEDADE NOS NÍVEIS DE PRESSÃO ARTERIAL EM ADULTOS: PROPOSTA DE UM PLANO DE INTERVENÇÃO