FICHA TÉCNICA DO RECURSO

PREVALÊNCIA DE IDOSOS HIPERTENSOS E DIABÉTICOS NO MUNICÍPIO DE SÃO JOSÉ DA LAJE, ALAGOAS, BRASIL
(dc.format.description )
Trabalho de Conclusão de Curso na modalidade Projeto de Intervenção elaborado e apresentado ao Curso de Especialização em Gestão do Cuidado em Saúde da Família, vinculado à Escola de Enfermagem - EENF da Universidade Federal de Alagoas - UFAL, como um dos requisitos obrigatórios para a obtenção do grau de Especialista em Gestão do Cuidado em Saúde da Família.
(dc.type )
Trabalho de conclusão de curso
(dc.subject.classification )
Atenção Primária / Saúde da Família
Diabetes
Doenças Crônicas
Hipertensão
Saúde do Idoso
(dc.contributor.author )
Diniz, Clécio Figueiredo
(dc.date.accepted )
2021-03-24
(dc.date.available )
2021-07-20T18:43:24Z
(dc.date.accessioned )
2021-07-20T18:43:24Z
(dc.rights.holder )
Clécio Figueiredo Diniz
(dc.identifier.uri )
https://ares.unasus.gov.br/acervo/handle/ARES/23974
(dc.language.iso )
pt_BR
(dc.mediator )
Universidade Federal de Alagoas (UFAL)
(dc.contributor.advisor )
Gomes, Ednaldo Almeida
(dc.location.country )
BRA
(dc.subject.keyword )
Diabetes Mellitus
Estratégia Saúde da Família
Hipertensão Arterial
Idosos
(dc.subject.decs )
Diabetes Mellitus
Hipertensão
Idoso
Saúde da Família
(dc.rights.type )
Autorização de uso
(dc.description.abstract )
A Estratégia Saúde da Família (ESF) busca promover a qualidade de vida da população brasileira e intervir nos fatores que colocam a saúde em risco, como falta de atividade física, má alimentação, uso de tabaco, dentre outros. Dentre os cincos principais riscos globais para a mortalidade no mundo, se encontram a hipertensão arterial sistêmica e o diabetes mellitus, reconhecidos fatores de riscos para as doenças cardiovasculares e causas de óbitos na população idosa. O estudo objetivou avaliar a prevalência de idosos hipertensos e diabéticos, e propor um plano de intervenção com foco no incentivo às mudanças de hábitos e estilo de vida e de condições mais saudáveis à população assistida na UBS Dr. Artur Camelo Veras, bairro Cubatão no município de São José da Laje, Alagoas, Brasil. Para elaboração do plano de ação, identificação e acompanhamento dos usuários com hipertensão e diabetes pertencentes à área de abrangência da ESF, foi utilizado diagnóstico situacional e aplicado o método do planejamento para estimativa rápida dos problemas observados e definição do problema prioritário, os nós críticos e das ações, de acordo com planejamento e avaliação das ações em saúde, e para o embasamento conceitual, foram consultadas as informações da vigilância epidemiológica e análise situacional de saúde do município. Entende-se que trabalhar a promoção à saúde, a prevenção de doenças (...)
(dc.rights.license )
Na qualidade de titular dos direitos autorais da obra citada, AUTORIZO o MINISTÉRIO DA SAÚDE⁄UNIVERSIDADE ABERTA DO SISTEMA ÚNICO DE SAÚDE (UNA-SUS) e a UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS (UFAL) a disponibilizar e distribuir a obra em acesso aberto, na íntegra, para fins não comerciais, para leitura, impressão e download, em caráter público e gratuito, sem ressarcimento dos direitos autorais, em repositórios digitais.
(unasus.learningResourceType )
Trabalho de conclusão de curso
(dc.title )
PREVALÊNCIA DE IDOSOS HIPERTENSOS E DIABÉTICOS NO MUNICÍPIO DE SÃO JOSÉ DA LAJE, ALAGOAS, BRASIL