FICHA TÉCNICA DO RECURSO

A EDUCAÇÃO EM SAÚDE PARA MELHORIA NA QUALIDADE DE VIDA DOS HIPERTENSOS E DIABÉTICOS DE UMA UNIDADE DE SAÚDE DE ALAGOAS
(dc.format.description )
Trabalho de Conclusão de Curso na modalidade Projeto de Intervenção elaborado e apresentado ao Curso de Especialização em Gestão do Cuidado em Saúde da Família, vinculado à Escola de Enfermagem - EENF da Universidade Federal de Alagoas - UFAL, como um dos requisitos obrigatórios para a obtenção do grau de Especialista em Gestão do Cuidado em Saúde da Família.
(dc.type )
Trabalho de conclusão de curso
(dc.subject.classification )
Atenção Primária / Saúde da Família
Diabetes
Doenças Crônicas
Hipertensão
Promoção da Saúde
(dc.contributor.author )
Bezerra, Mayara Regina Silva
(dc.date.accepted )
2021-04-14
(dc.date.available )
2021-07-20T18:53:19Z
(dc.date.accessioned )
2021-07-20T18:53:19Z
(dc.rights.holder )
Mayara Regina Silva Bezerra
(dc.identifier.uri )
https://ares.unasus.gov.br/acervo/handle/ARES/23976
(dc.language.iso )
pt_BR
(dc.mediator )
Universidade Federal de Alagoas (UFAL)
(dc.contributor.advisor )
Lima, Viviane Vanessa Rodrigues da Silva Santana
(dc.location.country )
BRA
(dc.subject.keyword )
Diabetes Mellitus
Educação em Saúde
Estratégia Saúde da Família
Hipertensão
(dc.subject.decs )
Diabetes Mellitus
Educação em Saúde
Hipertensão
Saúde da Família
(dc.rights.type )
Autorização de uso
(dc.description.abstract )
A hipertensão arterial (HA) e a diabetes mellitus (DM) fazem parte de uma classe de doenças crônicas não transmissíveis (DCNT). Essas doenças ocorrem com maior prevalência em países em desenvolvimento, como no caso do Brasil, no qual a desigualdade social e a falta de investimento em políticas públicas preventivas dificultam a efetivação dos programas de prevenção e combate a essas enfermidades. O presente trabalho é resultado da identificação do alto índice de hipertensos e diabéticos na Estratégia Saúde da Família João Moreira que apresenta outros agravantes como as comorbidades, internações e óbitos na área de abrangência territorial da equipe de saúde. Os objetivos deste projeto são a realização de educação em saúde e a criação e implementação de grupos de atenção destinados a pacientes hipertensos e diabéticos. A metodologia utilizada foi o Planejamento Estratégico Situacional realizado a partir da análise territorial. Este trabalho propõe um planejamento que promova a adesão dos usuários e impacte positivamente na busca da mudança do estilo de vida, além de motivar a equipe de saúde da unidade para aderir ao trabalho com grupos como uma efetiva ação de prevenção na comunidade, entendendo que o enfrentamento dessas doenças crônicas pode incentivar o rompimento do senso comum que naturaliza estas doenças nesta comunidade.
(dc.rights.license )
Na qualidade de titular dos direitos autorais da obra citada, AUTORIZO o MINISTÉRIO DA SAÚDE⁄UNIVERSIDADE ABERTA DO SISTEMA ÚNICO DE SAÚDE (UNA-SUS) e a UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS (UFAL) a disponibilizar e distribuir a obra em acesso aberto, na íntegra, para fins não comerciais, para leitura, impressão e download, em caráter público e gratuito, sem ressarcimento dos direitos autorais, em repositórios digitais.
(unasus.learningResourceType )
Trabalho de conclusão de curso
(dc.title )
A EDUCAÇÃO EM SAÚDE PARA MELHORIA NA QUALIDADE DE VIDA DOS HIPERTENSOS E DIABÉTICOS DE UMA UNIDADE DE SAÚDE DE ALAGOAS