FICHA TÉCNICA DO RECURSO

PROMOÇÃO DA SAÚDE EM IDOSOS HIPERTENSOS E DIABÉTICOS ATRAVÉS DE INTERVENÇÃO POR EQUIPE INTERDISCIPLINAR NA ATENÇÃO BÁSICA
(dc.format.description )
Trabalho de Conclusão de Curso na modalidade Projeto de Intervenção elaborado e apresentado ao Curso de Especialização em Gestão do Cuidado em Saúde da Família, vinculado à Escola de Enfermagem - EENF da Universidade Federal de Alagoas - UFAL, como um dos requisitos obrigatórios para a obtenção do grau de Especialista em Gestão do Cuidado em Saúde da Família.
(dc.type )
Trabalho de conclusão de curso
(dc.subject.classification )
Atenção Primária / Saúde da Família
Diabetes
Doenças Crônicas
Hipertensão
Saúde do Idoso
(dc.contributor.author )
LIMA, ROBERTA TAMIRES SANTOS DE
(dc.date.accepted )
2021-03-10
(dc.date.available )
2021-09-01T02:09:58Z
(dc.date.accessioned )
2021-09-01T02:09:58Z
(dc.rights.holder )
ROBERTA TAMIRES SANTOS DE LIMA
(dc.identifier.uri )
https://ares.unasus.gov.br/acervo/handle/ARES/24128
(dc.language.iso )
pt_BR
(dc.mediator )
Universidade Federal de Alagoas (UFAL)
(dc.contributor.advisor )
Souza, Elizabeth Moura Soares de
(dc.location.country )
BRA
(dc.subject.keyword )
Atenção Primária à Saúde
Diabetes Mellitus
Hipertensão
Idosos
Qualidade de Vida
(dc.subject.decs )
Atenção Primária à Saúde
Diabetes Mellitus
Hipertensão
Qualidade de Vida
(dc.rights.type )
Autorização de uso
(dc.description.abstract )
Diabetes Mellitus e Hipertensão Arterial sistêmica são doenças crônicas não transmissíveis que acometem muito as pessoas idosas, causando morbimortalidade e afetando a qualidade de vida dessas pessoas. Nesse sentido, a atenção básica por ser o nível de saúde mais próximo do indivíduo deve dispor de recursos para prevenir essas patologias, bem como criar condições para promover uma melhor qualidade de vida para esses pacientes. O objetivo deste trabalho é propor um projeto de intervenção para promover saúde e melhorar a qualidade de vida desses indivíduos, integrantes de uma unidade básica de saúde, no município de Senador Palmeira, Alagoas. A metodologia utilizada foi o diagnostico situacional e uma revisão bibliográfica, realizada na Biblioteca Virtual em Saúde e Scientific Electronic Library Online. Com base no levantamento realizado, um plano de intervenção foi elaborado, onde os nós críticos foram identificados e classificados, de acordo com o seu grau de urgência para serem enfrentados. Esperamos que com essa proposta de intervenção, a equipe multiprofissional consiga realizar um atendimento específico e personalizado para os idosos que apresentam essas comorbidades.
(dc.rights.license )
Na qualidade de titular dos direitos autorais da obra citada, AUTORIZO o MINISTÉRIO DA SAÚDE⁄UNIVERSIDADE ABERTA DO SISTEMA ÚNICO DE SAÚDE (UNA-SUS) e a UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS (UFAL) a disponibilizar e distribuir a obra em acesso aberto, na íntegra, para fins não comerciais, para leitura, impressão e download, em caráter público e gratuito, sem ressarcimento dos direitos autorais, em repositórios digitais.
(unasus.learningResourceType )
Trabalho de conclusão de curso
(dc.title )
PROMOÇÃO DA SAÚDE EM IDOSOS HIPERTENSOS E DIABÉTICOS ATRAVÉS DE INTERVENÇÃO POR EQUIPE INTERDISCIPLINAR NA ATENÇÃO BÁSICA