FICHA TÉCNICA DO RECURSO
Cuidados com os olhos e com a visão dos escolares em uma Unidade Básica de Saúde
Autor(es):
Instituição:
Resumo:
A visão é o sentido mais importante para o desenvolvimento físico e cognitivo da criança. Gestos e condutas são apreendidos quando ela observa as pessoas ao seu redor. Pensando nisso, pais e professores devem ficar atentos ao comportamento dos pequenos, pois um prejuízo no desenvolvimento visual pode ter consequências negativas para o resto da vida. Desta forma, objetiva-se desenvolver uma intervenção para os cuidados com os olhos e com a visão dos escolares em uma Unidade Básica de Saúde do Município de Picos-PI. Trata-se de um projeto de intervenção que seguirá as seguintes metas: capacitar 100% da equipe a respeito dos cuidados com os olhos e com a visão de escolares; realizar ações educativas nas escolas para 80% dos escolares e responsáveis a respeito dos cuidados com os olhos e com a visão; otimizar o conhecimento dos escolares e responsáveis em 80% e realizar orientações sobre os cuidados com os olhos e com a visão a 100% das crianças e seus responsáveis durante a consulta médica e de enfermagem; realizar busca ativa a 80% das crianças em idade escolar e seus responsáveis. Portanto, frente a desafios tão complexos e plurais e visando à qualificação das estratégias e ações voltadas à Saúde da Criança os cuidados com os olhos para a prevenção e identificação precoce deve fazer parte das orientações dos profissionais de saúde da atenção básica.
Palavras-chave DeCS (clique para expandir a hierarquia):
Acuidade Visual
- TÉCNICAS E EQUIPAMENTOS ANALÍTICOS, DIAGNÓSTICOS E TERAPÊUTICOS (E )
- Diagnóstico (E01 )
- Técnicas e Procedimentos Diagnósticos (E01.370 )
- Técnicas de Diagnóstico Oftalmológico (E01.370.380 )
- Testes Visuais (E01.370.380.850 )
- PSIQUIATRIA E PSICOLOGIA (F )
- Fenômenos Psicológicos (F02 )
- Processos Mentais (F02.463 )
- Percepção (F02.463.593 )
- Percepção Visual (F02.463.593.932 )
- FENÔMENOS E PROCESSOS (G )
- Fenômenos Fisiológicos Oculares (G14 )
Data de submissão:
26/Nov/2021
Aparece na coleção: