FICHA TÉCNICA DO RECURSO

EDUCAÇÃO EM SAÚDE PARA PESSOAS COM RISCO CARDIOVASCULAR ATENDIDAS NA UBS 16 – JOÃO LOURIVAL DE SOUZA, NO MUNICÍPIO DE TEOTÔNIO VILELA – AL
(dc.format.description )
Trabalho de Conclusão de Curso na modalidade Projeto de Intervenção elaborado e apresentado ao Curso de Especialização em Gestão do Cuidado em Saúde da Família, vinculado à Escola de Enfermagem - EENF da Universidade Federal de Alagoas - UFAL, como um dos requisitos obrigatórios para a obtenção do grau de Especialista em Gestão do Cuidado em Saúde da Família.
(dc.type )
Trabalho de conclusão de curso
(dc.subject.classification )
Atenção Primária / Saúde da Família
Doenças Crônicas
Hipertensão
Promoção da Saúde
(dc.contributor.author )
Silva, Lucinelma dos Santos
(dc.date.accepted )
2021-04-28
(dc.date.available )
2021-12-10T06:41:48Z
(dc.date.accessioned )
2021-12-10T06:41:48Z
(dc.rights.holder )
LUCINELMA DOS SANTOS SILVA
(dc.identifier.uri )
https://ares.unasus.gov.br/acervo/handle/ARES/24381
(dc.language.iso )
pt_BR
(dc.mediator )
Universidade Federal de Alagoas (UFAL)
(dc.contributor.advisor )
ALVES, VERÔNICA DE MEDEIROS
(dc.location.country )
BRA
(dc.subject.keyword )
Atenção Básica
Educação em Saúde
Risco Cardiovascular
(dc.subject.decs )
Atenção Primária à Saúde
Doenças Cardiovasculares
Educação em Saúde
(dc.rights.type )
Autorização de uso
(dc.description.abstract )
As doenças crônicas não transmissíveis (DCNT) são a principal causa de morbimortalidade no mundo. Segundo dados da Organização Mundial da Saúde (OMS), elas são responsáveis por cerca de 58,5% das mortes e 45,9% da carga de doença no mundo. Neste estudo, destacam-se duas comorbidades relacionadas, a Hipertensão Arterial Sistêmica (HAS) e o Diabetes mellitus. Diante do exposto, este trabalho teve como objetivo geral elaborar um plano de intervenção em educação e saúde para a melhoria do prognóstico das pessoas com risco cardiovascular atendidas na Unidade Básica de Saúde (UBS) 16 João Lourival de Souza, Teotônio Vilela – AL. Entre os objetivos específicos estão melhorar os hábitos de vida da população em estudo, elevar o nível de conhecimento da equipe de saúde sobre as DCNT e seus fatores determinantes, além de melhorar nível informação da população, acerca da importância do autocuidado na promoção e proteção da saúde. Este estudo foi elaborado por meio da aplicação do método do Planejamento Estratégico Situacional, por Estimativa rápida, para determinar os problemas prioritários encontrados na referida população, assim como a identificação dos nós críticos e as ações a serem propostas. A partir dos problemas identificados na referida unidade de saúde, foi proposto um plano de intervenção que contemplasse as fragilidades da equipe de da comunidade, a fim de melh (...)
(dc.rights.license )
Na qualidade de titular dos direitos autorais da obra citada, AUTORIZO o MINISTÉRIO DA SAÚDE⁄UNIVERSIDADE ABERTA DO SISTEMA ÚNICO DE SAÚDE (UNA-SUS) e a UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS (UFAL) a disponibilizar e distribuir a obra em acesso aberto, na íntegra, para fins não comerciais, para leitura, impressão e download, em caráter público e gratuito, sem ressarcimento dos direitos autorais, em repositórios digitais.
(unasus.learningResourceType )
Trabalho de conclusão de curso
(dc.title )
EDUCAÇÃO EM SAÚDE PARA PESSOAS COM RISCO CARDIOVASCULAR ATENDIDAS NA UBS 16 – JOÃO LOURIVAL DE SOUZA, NO MUNICÍPIO DE TEOTÔNIO VILELA – AL