FICHA TÉCNICA DO RECURSO

EDUCAÇÃO EM SAÚDE NO GRUPO DE HIPERTENSOS: PROMOÇÃO DA SAÚDE E QUALIDADE DE VIDA
As doenças crônicas, em especial, a hipertensão arterial é um problema de saúde pública devido à alta morbimortalidade. As complicações recorrentes desta patologia podem ser minimizadas na atenção básica mediante as alterações de padrões de tratamento associados à mudança de hábitos melhorando a qualidade de vida. Após a realização do diagnostico situacional do município de Roteiro – Alagoas encontrouse uma alta incidência de hipertensos, mais de 10% da população, por isso a importância da promoção em saúde e prevenção dos agravos. Este trabalho tem por objetivo apresentar uma proposta de intervenção em educação em saúde para aumentar o conhecimento dos hipertensos com promoção, prevenção dos agravos, práticas complementares para melhor qualidade de vida por meio da educação em saúde. O projeto foi realizado da metodologia do planejamento estratégico situacional e estimativa rápida e para revisão de literatura foi realizada pesquisa bibliográfica nas bases de dados da Biblioteca Virtual em Saúde (BVS), Scientific Electronic Library Online (SciELO) e Google Acadêmico com os descritores: Hipertensão, educação em saúde, atenção básica, promoção da saúde e qualidade de vida. O plano de intervenção tem potencial para resultar em melhoria na assistência no serviço, melhor adesão aos tratamentos e melhorar na qualidade de vida dos usuários.

  • DOENÇAS (C )
  • Doenças Cardiovasculares (C14 )
  • Doenças Vasculares (C14.907 )

  • ANTROPOLOGIA, EDUCAÇÃO, SOCIOLOGIA E FENÔMENOS SOCIAIS (I )
  • Educação (I02 )
  • Educação não Profissionalizante (I02.233 )
  • ASSISTÊNCIA À SAÚDE (N )
  • Instituições de Saúde, Recursos Humanos e Serviços (N02 )
  • Serviços de Saúde (N02.421 )
  • Serviços Preventivos de Saúde (N02.421.726 )
  • SAÚDE PÚBLICA (SP )
  • Atenção à Saúde (SP2 )
  • Promoção da Saúde (SP2.021 )
  • SAÚDE PÚBLICA (SP )
  • Desastres (SP8 )
  • Administração de Desastres (SP8.946 )
  • Educação em Desastres (SP8.946.234 )

  • ASSISTÊNCIA À SAÚDE (N )
  • Administração de Serviços de Saúde (N04 )
  • Administração dos Cuidados ao Paciente (N04.590 )
  • Assistência Integral à Saúde (N04.590.233 )
  • SAÚDE PÚBLICA (SP )
  • Atenção à Saúde (SP2 )
  • Níveis de Atenção à Saúde (SP2.001 )
  • SAÚDE PÚBLICA (SP )
  • Atenção à Saúde (SP2 )
  • Assistência Integral à Saúde (SP2.122 )
  • SAÚDE PÚBLICA (SP )
  • Saúde Ambiental (SP4 )
  • Serviços de Saúde (SP4.002 )

  • ANTROPOLOGIA, EDUCAÇÃO, SOCIOLOGIA E FENÔMENOS SOCIAIS (I )
  • Educação (I02 )
  • Educação não Profissionalizante (I02.233 )
  • Educação em Saúde (I02.233.332 )
  • ASSISTÊNCIA À SAÚDE (N )
  • Instituições de Saúde, Recursos Humanos e Serviços (N02 )
  • Serviços de Saúde (N02.421 )
  • Serviços Preventivos de Saúde (N02.421.726 )
  • Educação em Saúde (N02.421.726.407 )
  • SAÚDE PÚBLICA (SP )
  • Atenção à Saúde (SP2 )
  • VIGILÂNCIA SANITÁRIA (VS )
  • Sistema de Vigilância Sanitária (VS1 )
  • Política Nacional de Vigilância Sanitária (VS1.001 )
  • Política de Saúde (VS1.001.004 )

  • ANTROPOLOGIA, EDUCAÇÃO, SOCIOLOGIA E FENÔMENOS SOCIAIS (I )
  • Ciências Sociais (I01 )
  • CIÊNCIAS HUMANAS (K )
  • Ciências Humanas (K01 )
  • Filosofia (K01.752 )
  • Vida (K01.752.400 )
  • ASSISTÊNCIA À SAÚDE (N )
  • Meio Ambiente e Saúde Pública (N06 )
  • Saúde Pública (N06.850 )
  • Medidas em Epidemiologia (N06.850.505 )
  • Demografia (N06.850.505.400 )
  • Nível de Saúde (N06.850.505.400.425 )
  • SAÚDE PÚBLICA (SP )
  • Saúde Ambiental (SP4 )
  • Qualidade Ambiental (SP4.077 )
Na qualidade de titular dos direitos autorais da obra citada, AUTORIZO o MINISTÉRIO DA SAÚDE⁄UNIVERSIDADE ABERTA DO SISTEMA ÚNICO DE SAÚDE (UNA-SUS) e a UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS (UFAL) a disponibilizar e distribuir a obra em acesso aberto, na íntegra, para fins não comerciais, para leitura, impressão e download, em caráter público e gratuito, sem ressarcimento dos direitos autorais, em repositórios digitais.
https://ares.unasus.gov.br/acervo/handle/ARES/24383
10/Dec/2021