FICHA TÉCNICA DO RECURSO

EDUCAÇÃO EM SAÚDE NO GRUPO DE HIPERTENSOS: PROMOÇÃO DA SAÚDE E QUALIDADE DE VIDA
(dc.format.description )
Trabalho de Conclusão de Curso na modalidade Projeto de Intervenção elaborado e apresentado ao Curso de Especialização em Gestão do Cuidado em Saúde da Família, vinculado à Escola de Enfermagem - EENF da Universidade Federal de Alagoas - UFAL, como um dos requisitos obrigatórios para a obtenção do grau de Especialista em Gestão do Cuidado em Saúde da Família.
(dc.type )
Trabalho de conclusão de curso
(dc.subject.classification )
Atenção Primária / Saúde da Família
Doenças Crônicas
Hipertensão
Promoção da Saúde
(dc.contributor.author )
Barros, Lytuane Emmelyne Rufino
(dc.date.accepted )
2021-03-24
(dc.date.available )
2021-12-10T06:42:04Z
(dc.date.accessioned )
2021-12-10T06:42:04Z
(dc.rights.holder )
Lytuane Emmelyne Rufino Barros
(dc.identifier.uri )
https://ares.unasus.gov.br/acervo/handle/ARES/24383
(dc.language.iso )
pt_BR
(dc.mediator )
Universidade Federal de Alagoas (UFAL)
(dc.contributor.advisor )
CARDOSO, DANIELLY SANTOS DOS ANJOS
(dc.location.country )
BRA
(dc.subject.keyword )
Atenção Básica
Educação em Saúde
Hipertensão
Promoção da Saúde
Qualidade de Vida
(dc.subject.decs )
Atenção Primária à Saúde
Educação em Saúde
Hipertensão
Promoção da Saúde
Qualidade de Vida
(dc.rights.type )
Autorização de uso
(dc.description.abstract )
As doenças crônicas, em especial, a hipertensão arterial é um problema de saúde pública devido à alta morbimortalidade. As complicações recorrentes desta patologia podem ser minimizadas na atenção básica mediante as alterações de padrões de tratamento associados à mudança de hábitos melhorando a qualidade de vida. Após a realização do diagnostico situacional do município de Roteiro – Alagoas encontrouse uma alta incidência de hipertensos, mais de 10% da população, por isso a importância da promoção em saúde e prevenção dos agravos. Este trabalho tem por objetivo apresentar uma proposta de intervenção em educação em saúde para aumentar o conhecimento dos hipertensos com promoção, prevenção dos agravos, práticas complementares para melhor qualidade de vida por meio da educação em saúde. O projeto foi realizado da metodologia do planejamento estratégico situacional e estimativa rápida e para revisão de literatura foi realizada pesquisa bibliográfica nas bases de dados da Biblioteca Virtual em Saúde (BVS), Scientific Electronic Library Online (SciELO) e Google Acadêmico com os descritores: Hipertensão, educação em saúde, atenção básica, promoção da saúde e qualidade de vida. O plano de intervenção tem potencial para resultar em melhoria na assistência no serviço, melhor adesão aos tratamentos e melhorar na qualidade de vida dos usuários.
(dc.rights.license )
Na qualidade de titular dos direitos autorais da obra citada, AUTORIZO o MINISTÉRIO DA SAÚDE⁄UNIVERSIDADE ABERTA DO SISTEMA ÚNICO DE SAÚDE (UNA-SUS) e a UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS (UFAL) a disponibilizar e distribuir a obra em acesso aberto, na íntegra, para fins não comerciais, para leitura, impressão e download, em caráter público e gratuito, sem ressarcimento dos direitos autorais, em repositórios digitais.
(unasus.learningResourceType )
Trabalho de conclusão de curso
(dc.title )
EDUCAÇÃO EM SAÚDE NO GRUPO DE HIPERTENSOS: PROMOÇÃO DA SAÚDE E QUALIDADE DE VIDA